Melhores filmes sobre vendas: confira 15 dicas Skip to main content

Estamos sempre em busca de melhorar os nossos resultados e atingir a alta performance de vendas, não é mesmo? Para isso, adotamos novas estratégias de geração de leads e prospecção de clientes, estruturamos processos, usamos diferentes metodologias, abraçamos as tecnologias de vendas e promovemos treinamentos. Mas, às vezes, esquecemos que coisas simples da vida como uma série ou filme podem trazer lições. Então, neste artigo, vamos falar sobre os melhores filmes sobre vendas.

Pode parecer que as produções no cinema sejam só entretenimento e distração. No entanto, em muitos casos, é possível tirar ensinamentos valiosos para aplicar nos negócios e até mesmo para a gestão de vendas.

Já chegamos a abordar aqui sobre os livros sobre vendas e como eles podem ajudar a fortalecer as competências e habilidades dos profissionais da equipe comercial. Porém, a leitura é uma ação mais comum de quem busca conhecimentos sobre um assunto específico.

Por isso, hoje, o destaque será sobre os filmes que você pode e deve ver, mesmo em suas horas de folga, e que podem gerar insights interessantes sobre como conduzir a operação comercial, como lidar com clientes e até como ter maior sucesso nas vendas. 

Esta é uma ótima opção, inclusive, para indicar filmes para seu time comercial para diversificar as formas de aprender, indo além dos tradicionais cursos e treinamentos.

Conheça nossa lista sobre os melhores filmes de vendas

Como diz aquela velha frase: ‘a vida imita a arte’, então, vamos conferir os melhores filmes de vendas que vão se refletir no desenvolvimento profissional seu, do seu time e no crescimento da sua empresa.

Separei produções que vão do drama e biografia até a comédia. Vamos lá!

1. Clube de Compras Dallas (2014)

Este drama conta a história de Ron Woodroof, vivido por Matthew McConaughey, um eletricista falido que descobre estar com Aids. Sem dinheiro, na procura por tratamento, ele começa a usar remédios não aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA), que faz o papel da nossa Anvisa nos Estados Unidos e realiza o controle de alimentos e medicações.

Além de consumir, Ron também passa a fornecer medicamentos para outros pacientes com Aids, na época do boom da epidemia da doença. Só que, no decorrer dos acontecimentos, ele tem dificuldades para atender os seus clientes. 

Só com essa breve introdução, já dá para ver que o filme nos revela a noção da mente empreendedora que entende a necessidade de mercado e a relevância do produto, assim como mostra a busca por soluções para continuar vendendo.

2. O Lobo De Wall Street (2013)

Certamente, este longa estará entre os melhores filmes sobre vendas nas listas da maioria das pessoas. Nele, Leonardo Di Caprio vive o personagem principal, o investidor Belfort. Ele começa a trabalhar em uma corretora, que usa algumas práticas ilícitas.

Rapidamente, com ótimos discursos de vendas, abordagens persuasivas e sabendo lidar com objeções, Belfort consegue aumentar as vendas de forma considerável, fazendo com que a empresa se torne bilionária e se tornando um dos maiores especialistas em vendas. Em contrapartida do sucesso, ele se empolga com a riqueza e se envolve com drogas.

Saiba mais: Como motivar uma equipe de vendas com sucesso? Confira um passo a passo!

3. À Procura Da Felicidade (2006) 

Esse drama pode parecer que não tem a ver com vendas e o universo dos negócios. Mas a história mostra lições importantes sobre como precisamos nos reinventar e aproveitar as oportunidades. Neste longa, Chris Gardner, vivido por Will Smith, é um vendedor de instrumentos médicos abandonado pela esposa, que tem que sustentar seu filho de cinco anos sozinho.

Com problemas nas vendas, ele passa por dificuldades e chega a ser despejado do apartamento. Eis então que ele consegue trabalhar sem remuneração em uma empresa de imóveis e ações e insiste para ser efetivado. Em toda essa jornada, dá para perceber que o personagem usa suas habilidades e técnicas de vendedor.

No final, se trata de uma grande lição de resiliência e de confiar nos seus métodos para alcançar os objetivos.

4. O primeiro milhão (2000)

Nesta história, o jovem Seth Davis tem como meta ganhar seu primeiro milhão de dólares e conseguir o respeito do pai, um juiz renomado. Para isso, ele abre um cassino no seu apartamento e, depois, passa a trabalhar em uma corretora prometendo tornar os funcionários milionários.

Neste contexto, a produção aborda os abusos cometidos por Seth para alcançar seus objetivos. Ou seja, na verdade, serve muito mais como um filme de lições para não fazer do que sobre boas práticas de vendas.

Leia também: Vendas de alta performance: conheça 5 perfis de vendedores

5. O sucesso a qualquer preço (1992)

Sempre mencionado entre os melhores filmes sobre vendas, “O sucesso a qualquer preço” mostra a missão de um grupo de corretores para vender mais para não serem demitidos. Inclusive, para atingir as metas, o chefe da equipe promete altas recompensas como um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor. Porém, o terceiro colocado será demitido.

Por outro lado, as condições de trabalho não são tão boas. Logo, o filme traz lições de como superar uma crise, mas também aborda a importância de oferecer boas instalações, ferramentas e estruturas para o time.

6. Fome de Poder (2016)

Este filme é baseado em uma história real, contando a trajetória de Ray Kroc, um vendedor de máquinas para milkshake por todo os Estados Unidos. Quando ele conhece a hamburgueria dos irmãos Dick e Mac McDonald, ele vê um grande potencial no negócio, que se tornará o famoso McDonald.

Na produção, a postura de Kroc também não é das mais admiráveis, com seu discurso de fazer o que for preciso para fechar um negócio. Mas fica uma grande lição de empreendedorismo e foco para construir a empresa.

Veja aqui: Pitch de vendas: o que é e qual sua importância no processo comercial?

7. Diamond Men (2000)

Diamond Men é um filme sobre conhecimento, troca de experiências e legado. Nele, o vendedor Eddie Miller viaja para vender joias há 30 anos, sem buscar novas qualificações e se tornando aquele famoso ‘dinossauro’. Porém, ele sofre um ataque cardíaco, vê a aposentadoria mais próxima e precisa treinar um sucessor que não tem nenhuma experiência em vendas.

8. O amor e outras drogas (2010)

Aqui é retratada a história de um vendedor que começa em uma loja de eletrodomésticos. Só que, após uma demissão, ele inicia sua trajetória em um laboratório farmacêutico e, por meio de técnicas de vendas agressivas, consegue virar o vendedor nº1.

De pano de fundo, o filme é embalado por um romance, já que esse vendedor é um galã e sedutor que busca conquistas amorosas. No fim, o filme ressalta a competitividade do setor de vendas, além das estratégias e táticas aplicadas pela força de vendas.

9. O homem que mudou o jogo (2011)

Também temos uma indicação de esporte entre as relações de vendas e negócios. Baseado na história real do treinador Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics, o filme é um exemplo de liderança e superação 

Interpretado por Brad Pitt, o treinador precisa montar um bom time de jogadores, mas não tem orçamento o bastante. Mesmo com esses desafios, ele desenvolve um sistema de análise de estatísticas para identificar atletas de bom potencial e não tão caros. 

Com isso, ele foi responsável por revolucionar o esporte nos anos 80, implementando a análise de dados e colocando seu time entre os melhores da época.

Leia também: Sua empresa usa inteligência de vendas? Saiba como fechar mais negócios!

10. De porta em porta (2002)

Também inspirado em uma história verdadeira, esse filme conta com Bill Porter, um vendedor que nasceu com paralisia cerebral e, por isso, possui algumas limitações de movimento e fala. Porém, suas adversidades não impediram o sucesso. Superando preconceitos e rejeição, ele consegue um emprego e se torna um profissional de alta performance. 

11. Um negócio nada seguro (2011)

Se você estava sentindo falta de uma comédia, coloquei uma também entre os melhores filmes sobre vendas. Nesta produção, o vendedor de seguros Tim Lippe é simples, tem poucas experiências e sequer viajou de avião. 

Quando ele vai participar de um evento de negócios em uma grande cidade, ele pode conhecer outra realidade. Assim, o filme revela os diferentes tipos de profissionais de vendas e, com uma dose de comédia, mostra o valor das relações de trabalho e do networking.

Leia também: Sales performance: como funciona a gestão de performance de vendas e sua importância

12. Joy: O nome do sucesso (2015)

Estrelada por Jennifer Lawrence, esta biografia retrata a grande empresária de sucesso Joy Magnano, mostrando sua evolução desde a faculdade até se tornar uma empreendedora. Com os desafios para alcançar o sucesso, sendo uma mulher nos Estados Unidos, o filme revela lições como perseverança, planejamento, como vender o seu negócio, entre outras.

13. Jerry Maguire (1996)

Considerada uma das melhores atuações de Tom Cruise, Jerry Maguire também está entre os melhores filmes sobre vendas. Nele, o protagonista abre seu próprio negócio e busca o sucesso apesar de iniciar seu empreendimento com apenas um cliente.

Mesmo sendo um filme com o contexto relacionado ao cenário esportivo, ele traz reflexões sobre a realidade de líderes, gestores e vendedores.

14. Os rivais (1987)

Esse filme pode ser antigo e ainda trazer o modelo de vendas porta a porta, mas sua temática também deixa ensinamentos. Ele mostra a rivalidade entre Bill “BB” Babowsky e Ernest Tilley na venda de tapumes de alumínio e quando essa situação ultrapassa os limites profissionais. 

A produção aborda esse conflito entre os rivais, além de táticas nada éticas de vendas.

Saiba mais: Como aumentar vendas B2B: entenda o cenário da experiência de compra e do engajamento de leads

15. O Senhor das Armas (2005)

“O senhor das armas” traz a história do vendedor de armas Yuri Orlov, interpretado por Nicolas Cage. Ele começa vendendo armas no seu bairro e continua no ramo até se tornar um dos maiores negociadores do mundo, envolvido com governos e senhores da guerra. Com o lado ético de fundo, o filme mostra a grande capacidade das habilidades de negociação de Yuri. 

Conheça a ASB Marketing!

Depois de conferir essa lista com os melhores filmes sobre vendas, já sabe quais estratégias e práticas de vendas vai adotar na sua empresa? Precisa de ajuda para impulsionar seus resultados comerciais? A ASB Marketing é uma agência de marketing de performance que tem tudo o que você precisa para alavancar as vendas e atingir a alta performance.

Com nossa solução de sales performance, desenvolvemos uma estratégia personalizada para a necessidade do seu negócio, com abordagens bem direcionadas e assertivas para te auxiliar a gerar oportunidades reais, fechar vendas e crescer sua receita.

Quer saber mais detalhes de como funciona o nosso processo de vendas e como podemos te ajudar? Acesse nossa página no site ou entre em contato conosco!

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf

Deixe uma resposta