Nutrição de leads: como criar um checklist antes do disparo de e-mails Skip to main content

nutrição de leads é importantíssima para qualquer empresa. Afinal, esta estratégia permite ao prospect avançar na jornada de compra até chegar ao nível de se tornar cliente. Isso se deve por meio do envio automatizado de uma sequência de e-mails com conteúdo específico.

O objetivo principal de nutrir leads é prepará-los para a etapa seguinte do funil de vendas. Em geral, são enviadas informações aos clientes de acordo com o estágio da jornada de compra de cada um deles.

Com os leads nutridos, a equipe de vendas trabalha de maneira muito mais ágil e efetiva. Uma vez que não existe a necessidade dos vendedores gastarem o seu precioso tempo com clientes que ainda não estão prontos para comprar. Muito mais eficaz para conversão, não é mesmo?

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Como funciona a nutrição de leads

Porém, você sabe como fazer a nutrição de leads? Não é algo simples e feito por intuição. Muito menos apenas disparando e-mails para pessoas aleatórias e torcendo para que haja algum contato. É necessário seguir as etapas corretas e contar com um checklist antes de efetuar os disparos.

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo para você construir um checklist efetivo para nutrir de maneira correta seus leads. Continue a leitura e confira!

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3 etapas para criar um checklist para nutrição de leads

Vale destacar a importância de que os e-mails que serão enviados tenham uma sequência lógica e que possuam a oferta específica de sua nova campanha.

Para que a estratégia dê certo, é necessário nutrir seus leads de maneira efetiva. A seguir, confira como conseguir isto:

1 – Conheça e entenda seu público! Crie uma persona

Quem você quer alcançar? Qual o seu público-alvo? Antes da criação de qualquer estratégia, lista de e-mails, nova campanha de vendas ou nutrição de leads, é indispensável conhecer e entender quem são essas pessoas que você deseja atingir.

Isto é possível por meio da construção de uma persona. Ou seja, o perfil de uma pessoa imaginária que representa os mesmos interesses e aspectos de seu cliente ideal.

Basicamente, você montará um perfil rico em detalhes da persona criada. Insira nele informações como:

  •        Nome;
  •        Idade;
  •        Formação;
  •        Cargo atual;
  •        Objetivos pessoais e profissionais;
  •        Valores;
  •        Local de trabalho e residência;
  •        Dores e problemas;
  •        Objetivos;
  •        Soluções procuradas.

A complexidade da persona criada vai de acordo com a especificação do produto ou serviço disponibilizado.

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Com os dados, já é possível iniciar a nutrição de leads na sua empresa de maneira efetiva. Para começar esse relacionamento com os leads, busque por conteúdos já disponibilizados por sua marca, como apresentações, ebooks, blog posts, entre outros.

Desta forma, você poderá identificar e iniciar o planejamento da nova campanha de vendas.

2 – Crie uma landing page

É indispensável o uso de uma landing page para efetuar uma nutrição de leads assertiva. Por meio desta página de captura, é possível coletar e-mails oferecendo conteúdo de valor em troca.

Para entender melhor, veja como funciona:

  • Seu lead vai até a landing page;
  • Preenche um formulário com informações como e-mail e outros dados de valor para a empresa;
  • Após isto, o usuário consegue ter acesso ou fazer o download do conteúdo que está interessado.

Dica: Nunca se esqueça de incluir botões de call to action em sua landing page para que o usuário tome ações e siga no funil de vendas.

3 – Use uma plataforma de e-mail marketing

Após coletar informações com sua landing page, é a hora de disparar conteúdo para sua nova lista de e-mails. Para que isso seja possível, é necessário contar com uma plataforma de e-mail marketing.

Mas por que isso? Não posso fazer isso por conta própria?!

Esse trabalho manual levará muito tempo e tem grandes chances de se tornar uma bagunça. Até porque o volume de disparos é grande e precisa de uma ordem lógica e periodicidade.

Uma plataforma de e-mail marketing pode ajudá-lo da seguinte maneira:

  •       Organiza a sua lista de e-mail;
  •       Segmenta os seus leads de acordo com o estágio do funil de vendas;
  •       Evidencia os usuários com maior interação com seu material e mais qualificados;
  •       Desenvolve um fluxo de nutrição de leads personalizado e automatizado.

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Como escalar resultados com disparo de e-mails

Agência de marketing digital focada em trazer resultados de impacto, a ASB Marketing é a parceira ideal para implementar a nutrição de leads e gerar leads qualificados para o seu negócio.

A agência conta com profissionais especializados em criação, segmentação e disparo de fluxos de e-mails, atrelada à estratégia de marketing de conteúdo. Tudo para conduzir seu prospect ao longo do funil de vendas.

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