Como aumentar as vendas com a nutrição de leads Skip to main content

Muitas empresas iniciam suas estratégias de marketing digital. Porém, nem sempre no seu planejamento está definido um esquema efetivo de nutrição de leads. O que pode prejudicar o objetivo final de aumentar o número de vendas do negócio.

Não quer cair nesse erro? Então, é importante levar em consideração a nutrição de leads ao planejar e desenvolver a sua estratégia de marketing. Afinal, não basta apenas captar os leads e esperar pela conversão. É necessário direcionar a jornada de compra do cliente para atingir resultados reais.

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

O que é e como funciona a nutrição de leads?

Como deu para perceber, esta estratégia tem como objetivo principal encaminhar os clientes pelo funil de vendas. Isso até que fiquem prontos para a última etapa: a compra.

Basicamente, o funil de vendas representa os passos seguidos pelo usuário desde que conhece a sua marca. Este processo é dividido em:

  • Topo (descoberta);
  • Meio (reconhecimento);
  • Fundo (decisão de compra).

Leia também9 comportamentos que alongam o ciclo de vendas B2B

O que isso significa? Que nem todo visitante do seu site está pronto e decidido para fechar uma compra. Às vezes, ele está curioso nas informações ali presentes. Às vezes, está mapeando o mercado. Às vezes, está em processo de descobrir o que ele realmente precisa. Por exemplo: uma forma de agilizar as atividades do RH.

Por isso, esse usuário inicial pode ainda efetuar uma compra, mas no futuro. Para não perder o interesse dele no seu produto ou serviço, é necessário “nutri-lo” de informações para fazê-lo ter a certeza de que a sua solução é a melhor decisão. Seja por meio de marketing de conteúdo, newsletters ou e-mails de prospecção ativa.

Vantagens da nutrição de leads

Para avançar os prospects pelo funil, a correta nutrição dos leads facilita o trabalho do time de vendas. Até porque a equipe comercial vai receber o lead no estágio certo. O que evita perder tempo e recursos preciosos com ligações e contatos com clientes ainda iniciais e não preparados para a compra.

Além disso, utilizar essa estratégia no marketing traz outros benefícios, como:

  • Aumento das oportunidades de negócios;
  • Redução de tempo e custos;
  • Aumento da qualidade e do valor das vendas;
  • Mensuração dos processos e resultados.

Leia tambémComo atrair clientes otimizando sua área de vendas

Como fazer uma nutrição de leads efetiva

Para a nutrição de leads ser efetiva e trazer resultados reais para o negócio, é muito importante investir tempo e recursos no planejamento de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, este é um valioso aliado em todo o processo.

Como primeiro passo do planejamento, é preciso realizar um estudo da persona, público-alvo da empresa, e definir seus interesses, objetivos e problemáticas. Depois, deve-se determinar qual o conteúdo é mais indicado para enviar aos potenciais clientes e em qual etapa da jornada isso será feito.

Com essas informações, é possível criar conteúdos que agreguem valor e tragam soluções para as dores e problemas dos clientes. Vale lembrar a importância de contar com textos bem construídos.

Isso tudo demonstra como a sua empresa está atenta e disposta a ajudar, gerando interesse do público-alvo. Sem contar que estabelece uma relação de confiança entre público e marca e constrói a sua autoridade no segmento.

Leia tambémComo passar o seu lead de marketing para vendas

Como funciona a solução da ASB Marketing para garantir mais resultados

Agência especializada em escalar os resultados da sua área comercial, a ASB Marketing desenvolveu uma estratégia de nutrição de leads, que melhora a conversão e aumenta a eficácia no fechamento de negócios.

Entenda o passo a passo de como funciona:

1ª etapa – Persona e objetivos

São traçadas as principais características da persona e definidos os objetivos, conteúdos e metas. Todos esses fatores são baseados nas informações coletadas com os leads.

2ª etapa – Conteúdos personalizados

A partir dos mesmos dados usados para traçar as características da persona e seus interesses, são criados conteúdos personalizados. Tudo de acordo com cada tipo de cliente em potencial e seu estágio no funil de vendas. Após esta etapa, são determinados os fluxos de e-mails personalizados.

3ª etapa – Criação do fluxo de nutrição de leads

Após a criação de um texto altamente direcionado para gerar interesse dos leads, é definido o volume de disparos de e-mails e os intervalos entre eles.

4ª etapa – Automatização de e-mails

Por meio de ferramentas de automação de alta tecnologia, os e-mails são agendados e disparados automaticamente.

5ª etapa – Relatórios completos

Depois do disparo de e-mails, é realizado de forma periódica o acompanhamento dos resultados do fluxo e da conversão dos clientes. Desta forma, são feitos ajustes contínuos na estratégia de nutrição de leads.

Então, quer saber mais detalhes de como a ASB Marketing pode ajudar a área comercial da sua empresa? Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas!

Baixe nosso guia e descubra as vantagens e desvantagens de desenvolver um site do zero ou comprar um tema pronto!

Deixe uma resposta