como gerar leads

Se você é um gestor em busca de resultados de vendas, com certeza já se perguntou: “Como conseguir leads?” A conquista de leads qualificados é crucial para impulsionar os resultados do seu negócio.  

Em marketing e vendas, um lead é um potencial consumidor que forneceu informações pessoais à sua empresa. Isso acontece quando um visitante do seu blog, site, Landing Page ou outros canais preenche um formulário, entra em contato com sua equipe ou fornece dados como nome, e-mail ou telefone. Nesse momento, ele deixa de ser apenas um visitante e se torna um lead, um cliente em potencial.

Neste post, compartilhamos dicas para ajudá-lo a encontrar potenciais clientes, abordá-los da maneira certa e investir seus recursos de forma eficaz. 

O que são leads qualificados? 

No entanto, nem todo contato gerado é automaticamente um cliente em potencial interessado na sua solução. Alguns podem não estar procurando seu produto, outros podem estar apenas curiosos, ou até mesmo não ter o poder aquisitivo necessário. 

Portanto, é fundamental passar por processos de nutrição e qualificação para transformar esses leads em leads qualificados, mais próximos do momento de compra. 

 

Leia também: Conquiste Novos Clientes: Estratégias Avançadas de Marketing nas Redes Sociais para Expandir sua Base de Clientes 

Os 5 Pilares da Geração de Leads 

A geração de leads envolve várias estratégias que trabalham juntas para obter os melhores resultados. Aqui estão os cinco pilares essenciais: 

E-mail Marketing 

Utilize sua base de contatos para qualificar leads por meio do e-mail marketing, um canal pessoal e menos invasivo. Personalize conteúdos e ofertas com base no perfil e hábitos de cada consumidor. 

SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) 

Crie páginas e conteúdos otimizados para a busca orgânica, aumentando suas chances de atrair visitantes qualificados para suas páginas. Adapte os ganchos de conversão de acordo com o estágio do funil do visitante. 

Mídia Paga 

Gere leads por meio de anúncios segmentados. Plataformas como o Facebook Ads permitem a geração de leads sem que o usuário saia da rede social. Explore campanhas de links patrocinados, rede de display e anúncios em redes sociais. 

Redes Sociais 

Aproveite as redes sociais para atingir seu público. Além de publicidade paga, crie posts variados que direcionem os usuários para páginas de interesse, gerando tráfego daqueles que já têm contato com sua marca. 

Iscas de Conteúdo 

O Marketing de Conteúdo é fundamental. Ele ajuda na estratégia de SEO, atrai visitantes e cria materiais que funcionam como iscas para coletar dados e informações relevantes dos leads. 

A Melhor Forma de Captar Leads 

Não existe uma única fórmula para captar leads, pois cada mercado e empresa têm seu público-alvo específico. Portanto, adapte sua estratégia de acordo com o comportamento do seu consumidor e alinhe a captação de leads com suas demais estratégias de marketing. 

Por que Evitar Listas de Leads Gratuitas? 

Procurar listas de leads gratuitas não é a melhor estratégia. Essas listas geralmente contêm contatos não qualificados, que provavelmente nunca ouviram falar do seu negócio. Isso pode levar seus contatos a serem marcados como SPAM, pois os usuários não forneceram informações por vontade própria.  

Além disso, essas listas frequentemente contêm informações de contato falsas ou desatualizadas, o que prejudica a estrutura de vendas. 

Quanto Custa Gerar Leads?  

O custo de geração de leads varia de acordo com sua estratégia. Segundo uma pesquisa da Wordstream com a LocaliQ, o custo médio por lead (CPL) em todas as indústrias é de R$41, sendo o segmento jurídico o mais caro, com R$73,70. Para entender seu CPL, é importante unificar os dados de marketing e vendas e avaliar o Retorno Sobre Investimento (ROI). 

Lembre-se de que a geração de leads é um processo contínuo que requer adaptação às necessidades do seu público-alvo e às mudanças no mercado. Focar em leads qualificados e estratégias eficazes é essencial para o sucesso a longo prazo do seu negócio. 

Saiba mais: O papel da nutrição de leads na conversão de vendas 

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas 

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.  

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.  

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas. 

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing. 

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.  

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo. 

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