teste ab

Para que uma boa estratégia de marketing digital funcione corretamente é necessário realizar muitas pesquisas, planejar todas as ações e etapas da estratégia e realizar diversos testes para encontrar as melhores formas e otimizar os seus resultados. É nesse sentido que surge o teste A/B, uma forma de realizar teste nas suas campanhas e estratégias de marketing para identificar quais estão performando melhor em diversos setores e ferramentas.

Se você não sabe o que são testes A/B, não se preocupe, neste artigo você entenderá tudo sobre esse tema, além de saber onde é possível aplicar esse conceito e como medir os resultados para saber qual das opções testadas é a melhor.

O que é o teste A/B?

Primeiramente, vamos entender o que é o teste A/B. Eles são testes que realizam a comparação entre algumas variáveis do marketing digital, para que seja possível identificar qual delas é mais eficiente.

Ou seja, você desenvolve mais de uma opção de campanha, mudando alguns pontos que podem ser variados para tentar encontrar aquele que tem mais eficiência de acordo com o seu público.

Ao contrário dos testes multivariados, o teste A/B só altera uma variável por vez. Ou seja, você pode fazer dois e-mails marketing com o assunto do e-mail diferente, ou sendo enviados em dois horários diferentes.

Os testes eliminam a necessidade de fazer suposições e permitem que você tome decisões baseadas em números, o que diminui a chance da decisão resultar em falhas no futuro.

Tudo isso ajuda a encontrar as melhores combinações que permitam otimizar os resultados de todas as campanhas que você realizar. 

O que é possível testar com teste A/B?

Agora que você já sabe o que é o teste A/B, vamos entender o que pode ser testado com essa estratégia.

Ela pode ser utilizada em diferentes tipos de campanhas, ações de marketing e estratégias, basicamente, basta que exista uma variável que possa ser testada e você pode realizar o teste A/B.

Porém, apesar das opções serem enormes, muitas delas podem não trazer mudanças realmente relevantes para suas estratégias, o que apenas tomaria tempo e recurso sem trazer grandes resultados.

Ou seja, saber onde aplicar os testes é fundamental para conseguir alcançar os melhores resultados.

Sendo assim, separamos alguns itens que podem trazer diferentes resultados relevantes para você testar, confira:

  • Títulos;
  • Intertítulos;
  • CTAs;
  • Imagens;
  • Organização dos elementos;
  • URL;
  • Campos de um formulário;
  • Informações sobre um produto numa landing page;
  • Elementos visuais como cores, setas, asteriscos, etc.
  • Formatos de e-mail marketing, newsletter, horários de disparo, tipo de escrita, etc.

 

Após definir onde será realizado o teste, é necessário escolher a ferramenta ideal que permite realizar testes A/B. Atualmente, existem diversas opções no mercado e sua empresa pode escolher aquela que melhor se adéque as suas necessidades e orçamento. 

Como medir os resultados do teste A/B?

Depois de realizar o teste A/B é hora de medir os resultados para identificar qual foi a versão que obteve mais resultados. Para isso, separamos algumas dicas muito simples e práticas que podem ajudar sua empresa a tomar as melhores decisões baseadas nos resultados apresentados.

Tenha paciência

Para que sejam levantados dados e resultados suficientes para uma decisão estratégica, assertiva e fundamentada, é necessário ter um pouco de paciência e esperar um período para que o teste seja realizado.

Sendo assim, não adianta conferir as estatísticas de hora em hora ou querer resultados precisos em apenas uma semana, é necessário dar um tempo para otimizar os resultados.

Esse período pode variar de acordo com a estratégia que você está testando, por exemplo, e-mail marketing podem apresentar resultados mais rapidamente do que uma landing page.

Normalmente, o recomendado é esperar entre 15 a 30 dias para ter todos os resultados assertivos.

Escolha uma métrica principal

Não adianta querer testar diversas coisas ao mesmo tempo, pois assim, é possível que nunca chegue em uma solução. Por isso, é recomendado que seja definida uma métrica principal, que será utilizada para escolher qual a versão mais eficiente.

Ou seja, se você quer testar a CTA da sua landing page, uma métrica fundamental que pode ser utilizada como a principal para definir qual versão é melhor é a métrica de cliques neste CTA.

Assim, aquela que tiver mais cliques pode ser considerada a melhor versão.

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário