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Realizar a otimização de conteúdos do seu blog é a melhor maneira de garantir que seu site alcance ou se mantenha nas primeiras posições do Google. O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing de atração que tem por objetivo oferecer conteúdos relevantes para o seu cliente, solucionando as principais dúvidas e dores sobre assuntos relacionados.

Dessa forma, quando esses usuários procurarem por esses assuntos em buscadores, como o Google, encontrarão seu site e seus conteúdos. Com artigos e conteúdos de qualidade, sua marca se tornará referência no assunto para aquele usuário e, no momento certo, ele poderá fazer negócio com você.

Muitas empresas, hoje, investem em marketing de conteúdo e na otimização de conteúdos para blogs. De acordo com o HubSpot, 82% dos profissionais de marketing investem ativamente em marketing de conteúdo. 

Porém, é importante ter em mente que, apenas criar os conteúdos e deixá-los esquecidos não é o suficiente para alcançar os melhores resultados, é necessário fazer análises e otimizações sobre os conteúdos antigos para que melhorem suas posições e estejam mais completos para ajudar seus clientes.

Por isso, neste artigo, iremos falar qual a importância de realizar a otimização de conteúdo para blog e daremos algumas dicas de otimização de conteúdo para sua empresa colocar a mão na massa.

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Qual a importância da otimização de conteúdo?

Para entender a importância da otimização de conteúdo, primeiro, precisamos falar sobre SEO. O Search Engine Optimization é uma estratégia que envolve diversas regras e orientações que devem ser seguidas na hora de preparar um site e criar conteúdos para a internet.

É a partir do SEO que o Google realiza a indexação dos sites e os organiza nas páginas de busca, conforme a qualidade do conteúdo e a relevância dele para a pesquisa realizada.

Com o tempo, o algoritmo do Google é atualizado e os critérios de ranqueamento podem ser alterados. Além disso, seus concorrentes podem tentar criar conteúdos melhores do que os seus para aumentar a posição deles e pegar o seu lugar.

As otimizações de conteúdo garantem que você consiga manter seu site e conteúdos atualizados com as diretrizes do Google, melhore os conteúdos apresentados para os clientes e esteja sempre atualizado, garantindo suas posições mais altas no Google ou aumentando aquelas que for possível.

Leia também: Gestão de vendas: como calcular os resultados da sua área comercial B2B

7 Dicas de otimização de conteúdo para seu blog

Agora que você já sabe qual a importância de realizar a otimização de conteúdo para o seu blog, vamos ver quais os principais pontos que devem ser otimizados e como fazê-las.

Use palavras-chave de cauda longa no texto

Uma coisa muito importante no marketing de conteúdo é a palavra-chave, ela serve de guia para você entender o que seus clientes estão procurando na internet e, simultaneamente, é ela que vai indicar para o Google que tipo de conteúdo o usuário quer ver.

As palavras-chave de cauda longa são mais específicas, tratando de temas mais definidos e específicos. Adicionar essas palavras-chave ao seu texto em locais estratégicos, pode aumentar seus resultados.

Responsividade

Responsividade é a palavra da vez quando o assunto é internet e conteúdo digital. Esse termo refere-se a conteúdos adaptáveis para qualquer tipo de dispositivo, seja ele smartphone, tablet, etc.

Essa característica está sendo muito relevante no ranqueamento atual do Google, por isso investir em sites e conteúdos responsivos pode ser essencial para melhorar suas posições no Google.

Meta description

A meta descrição é aquele texto que fica junto ao link do site na busca, ele serve para apresentar o conteúdo para o usuário e mostrar o que ele encontrará na página. Realizar otimizações na meta descrição é essencial, você deve incluir a palavra-chave nela para que fique em destaque.

Faça a otimização das imagens

Outro fator muito importante para o ranqueamento são as imagens. As otimizações de imagens vão desde incluir a palavra-chave na descrição até diminuir o tamanho do arquivo para que o site carregue mais rapidamente.

URLs amigáveis

A URL amigável é fácil de compreender e fácil do usuário identificar. O ideal é que a palavra-chave seja utilizada na URL e evite números e símbolos.

Pesquise os concorrentes

Se você quer melhorar o seu posicionamento, é importante entender o que seus concorrentes estão fazendo. Pesquise os conteúdos de concorrentes e identifique como fazer aquele conteúdo melhor para os usuários.

Atualize seu conteúdo

Chegou a hora de realmente atualizar o seu conteúdo, trazendo novas informações, adicionando palavras-chave e aumentando a relevância para os clientes.

Utilize outras mídias

 Por fim, uma dica é utilizar outras mídias, não apenas o blog. Segundo o Content Marketing Institute, 58% dos profissionais B2B disseram que eventos virtuais, webinars e cursos online produziram os melhores resultados nos últimos 12 meses.

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

Conte com a ASB Marketing para a otimização de conteúdos

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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