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Transformação digital: qual é a importância da otimização de sites nesse processo?

23/02/2021 | Por Aquiles Casabona

A transformação digital é um tema cada vez mais discutido nas empresas e, por isso, os gestores têm valorizado ainda mais a otimização de sites como parte essencial do processo de inovação.

De acordo com o Índice CESAR de Transformação Digital, 23,7% dos respondentes disseram que a inovação é uma prioridade no planejamento estratégico da empresa. 

Por sua vez, 32,46% dos gestores declararam que entendem a importância da transformação digital e estão se preparando para alcançá-la, enquanto 29,27% estão considerando esse processo no plano da empresa. 

Dos líderes que não têm a transformação digital como prioridade, 12,32% reconhecem a importância dessa iniciativa para o sucesso da empresa.

Na prática, a inovação não está relacionada apenas com a adoção de novas tecnologias, mas também com alterações de todos os fluxos operacionais e, principalmente, valorização da experiência do cliente com uma empresa.

Para se ter uma ideia, esse mesmo levantamento nos revela que 36,48% dos gestores desejam mudar fundamentalmente seus processos internos por meio da transformação digital e 53,7% querem ampliar as oportunidades de seus negócios. 

Além disso, adotar essa inovação proporciona às empresas vantagens como:

  • Diferencial competitivo;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Melhor controle de custos;
  • Crescimento da satisfação do cliente com a marca;
  • Simplificação dos fluxos operacionais;
  • Constantes melhorias em toda a empresa. 

É em todo esse cenário de disrupções e quebra de paradigmas que a otimização de sites se mostra um recurso fundamental para inovação dos negócios, permitindo a implementação de iniciativas cada vez mais virtuais. 

Você pode ter perdido: Link building e assessoria digital: 7 razões para implementar em empresas B2B

Para te ajudar a compreender a importância desse processo e as principais práticas para implementá-lo, elaboramos um conteúdo bastante completo. Confira abaixo:

Importância da otimização de sites no processo de inovação

Você deve estar se perguntando o motivo que faz da otimização de sites uma poderosa ferramenta na transformação digital nas empresas e isso é bastante simples de responder.

Os consumidores estão cada vez mais tecnológicos e isso reflete a maneira como eles se relacionam com as marcas. Nesse sentido, é bastante comum que pesquisem nos buscadores informações acerca de produtos e serviços.

Por outro lado, esses mesmos usuários estão também mais exigentes, esperam que as empresas facilitem a navegação nos sites e, principalmente, priorizem a boa experiência dos visitantes no universo online. 

Essa realidade nos indica que apenas transformar os processos internos ou adotar novas ferramentas não é suficiente para corresponder às expectativas do público. 

Para tal, o SEO é bastante necessário. De modo geral, a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, na tradução, se refere a uma série de estratégias que visam melhorar o posicionamento orgânico de um site, página ou blog. 

Dentre os pontos mais relevantes da aplicação da otimização de sites que apoiam a inovação das empresas, podemos citar:

Foco na experiência do usuário

Como abordamos, o cliente espera uma experiência mais robusta com a empresa. Atualmente, não basta possuir um site bonito ou conteúdos de qualidade, é preciso adotar o chamado SEO Experience.

Na prática, essa iniciativa é uma ação que eleva o papel do SEO, o tornando elemento essencial na construção de um relacionamento entre uma marca e o seu cliente em potencial. 

Isso é feito por meio do foco na experiência do usuário. Ou seja, tudo no site não é escolhido aleatoriamente e sim como forma de simplificar a navegação do visitante e facilitar o consumo de informações.

Valorização da acessibilidade

Outro aspecto da otimização de sites que apoia a transformação digital é a acessibilidade. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo TI Inside, apenas 1% dos sites brasileiros são acessíveis digitalmente.

Por outro lado, dados divulgados pelo Governo Federal nos revelam que ao menos 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. 

A comparação desses dois dados representa uma lacuna gigante de acesso à informação que, por sua vez, pode ser minimizada com ações mais direcionadas e a construção de estratégias que valorizem as necessidades dos usuários.

Permite adequação do site às constantes mudanças dos buscadores

Os buscadores estão em constantes mudanças. A todo momento surgem novos parâmetros para classificar os sites. O que valia há dois anos, não são mais fundamentais para conquistar um bom ranqueamento.

Por essa razão, a otimização permite acompanhar essas novas tendências, mantendo o seu site sempre atualizado.

Boas práticas para otimizar sites 

Agora que você já entendeu a importância da otimização para a transformação digital do seu negócio, veja algumas boas práticas para conquistar esses resultados:

1. Comece pelo desenvolvimento

O desenvolvimento de sites novos é um processo que envolve uma série de tarefas, atuação de designers, redatores e, principalmente, desenvolvedores. 

Diante de todas as tarefas incluídas nesse fluxo, muitas vezes, os gestores acabam deixando de lado a otimização nesse primeiro passo. No entanto, isso é um erro.

É fundamental construir um site apropriado, tanto quando nos referimos ao layout quanto à disposição das informações, elaboração dos códigos em HTML, colocação e qualidade das imagens e outros aspectos relacionados. 

Saiba mais sobre o assunto: Desenvolvimento de sites: como realizar sites responsivos e otimizar as páginas para dispositivos móveis

2. Analise o desempenho técnico

Além disso, é essencial analisar o desempenho técnico do site, como funcionalidade dos botões, rapidez no carregamento das artes e das páginas, performance dos formulários e outros indicadores estratégicos.

Sites com desempenho técnico ruim prejudicam a experiência do usuário e acabam atingindo o Bounce Rate ou Taxa de Rejeição, métrica que indica a falta de navegação por parte dos seus visitantes.

3. Dê atenção aos sitemaps

Os sitemaps ou mapas do site, como é conhecido, é uma estratégia que tem por objetivo simplificar a análise dos mecanismos de busca e, com isso, influenciar a indexação dos sites.

Isso é feito no formato XML e consiste no mapeamento das páginas do site, acelerando a “leitura” dos buscadores e aumentando as chances de ranqueamento. 

4. Preste atenção do conteúdo

Por fim, de nada adianta possuir um site totalmente otimizado, rápido e com ótimo desempenho, se ele não abriga conteúdos de qualidade. 

Nesse sentido, é fundamental considerar o desenvolvimento de conteúdos no processo de otimização. Selecione palavras-chave estratégicas, elabore textos completos e simplificados, que correspondam às necessidades do seu público. 

Além disso, usar técnicas como negrito, backlinks (internos e externos), ballet points, parágrafos mais curtos e subtítulos facilitam a leitura dos conteúdos. 

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Na prática, cuidamos de todo o planejamento e construção técnica do seu site, atendendo às preferências e necessidades da sua empresa. Tudo é feito de maneira estratégica e otimizada, de modo a preparar o seu site para indexar com rapidez e qualidade.

Além disso, podemos te auxiliar na implementação de ações de Marketing de Atração, acirrando o relacionamento da sua empresa com seus clientes em potencial e a construção de uma percepção positiva para a sua marca.

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