Como elaborar um planejamento estratégico de Marketing Digital? - ASB Marketing Skip to main content

O universo do empreendedorismo não deixa espaço para erros, é preciso ter uma visão holística do negócio para se destacar no mercado e o planejamento estratégico de Marketing Digital é uma das bases principais.

Na prática, esse plano comporta todas as iniciativas comerciais das organizações, assim como as ações direcionados para aumento da presença online, investimentos necessários e metas da organização.

Por sua vez, todos esses aspectos do planejamento estratégico de Marketing Digital são definidos com base na missão, visão e valores da corporação. 

Nesse sentido, cada uma das possibilidades imprime um pouco do DNA da empresa, assim como seus objetivos de expansão e serviço aos seus parceiros. 

Para te ajudar a compreender os benefícios e como elaborar um plano completo para o seu negócio, elaboramos um conteúdo detalhado. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Veja também: Prospecção ativa: como vender por videochamadas?

Quais os benefícios de elaborar um planejamento estratégico de Marketing Digital?

Nos últimos meses, temos acompanhado profundas mudanças no mercado de Marketing Digital e Vendas, isso porque milhões de empresas pelo mundo foram afetadas pela crise do novo coronavírus.

De um momento para o outro, os gestores foram obrigados a adequarem todas as tarefas para o universo online e a tendência é que o trabalho remoto permaneça mesmo depois da crise.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da OTRS divulgado pela TI Inside, 83% dos entrevistados acreditam que a pandemia colocou a digitalização e o home office como uma tendência.

Nesse sentido, um dos principais benefícios do planejamento estratégico de Marketing Digital é a fácil adequação aos mais diversos cenários do mercado. 

Um plano bem definido facilita a virtualização das tarefas, viabilizando que as atividades sejam realizadas em qualquer modalidade de atuação.

Esse aspecto já é, por si só, um diferencial competitivo, visto que muitas organizações perderam espaço na crise por não conseguirem se adaptar devidamente. 

Além disso, o planejamento estratégico de Marketing Digital fornece às corporações algumas outras vantagens, como:

  • Redução do ciclo comercial;
  • Transformação digital;
  • Visão geral do negócio;
  • Fácil identificação de oportunidades;
  • Otimização das tarefas internas;
  • Processos mais eficientes;
  • Aumento do ROI;
  • Minimização de custos.

Saiba mais: Como melhorar as vendas com a implementação de metodologias ágeis?

Como elaborar um planejamento estratégico de marketing digital?

Para elaborar um planejamento estratégico de Marketing Digital, algumas ações são essenciais, tais como:

Definir o seu ICP e encontrar as maneiras como sua empresa pode ajudá-lo

A definição do ICP ou Perfil de Cliente Ideal, significado da sigla em português, é a sustentação do planejamento e de todas as outras estratégias digitais.

Nesse sentido, entenda quem é o seu público e como a sua solução pode ajudá-lo. Para tal, levante informações a respeito de suas necessidades, principais dúvidas ou outros desafios que enfrentam.

Estudar o mercado e tendências do setor

Como citado, o mercado está em constantes alterações e embasar o plano da sua empresa nessas disrupções é um dos focos na elaboração desse documento. Afinal, de nada adianta organizar processos que não sejam se adequem à uma demanda real do seu setor.

Por isso, estude profundamente o se segmento de atuação, observe as iniciativas dos concorrentes e, principalmente, a receptividade do público

Adequar a comunicação do seu negócio

Em seguida, alinhe o tom de abordagem e comunicação do seu negócio. Lembra-se que falamos que o planejamento estratégico de Marketing Digital imprime um pouco do DNA da sua empresa? Pois bem, essas características são repassadas por meio da interação.

Assim como todas as iniciativas presentes nesse texto, esse processo também deve fazer jus ao perfil de cliente que você definiu no primeiro tópico. 

Estabelecer os principais canais de interação

Há uma série de maneiras para abordar os seus consumidores em potencial, como as redes sociais, cold calls, e-mails e, até mesmo, o seu próprio site

Por isso, para garantir um planejamento muito mais direcionado, identifique quais são as plataformas mais utilizadas pelos seus leads e foque seus esforços de marketing e vendas nesses recursos. 

Isso não quer dizer que outras abordagens são dispensáveis, pelo contrário, quanto mais forte a presença da sua organização estiver na internet, maiores são as chances de rápidas e eficientes conversões.

No entanto, ao definir canais estratégicos, é possível direcionar investimentos para os fluxos que realmente vão gerar resultados expressivos para sua empresa

Leia mais: 8 segredos para gerar resultados com a nutrição de leads B2B

Estabelecer metas e objetivos

Não podemos falar a respeito do planejamento estratégico de Marketing Digital sem abordar acerca das metas. 

De modo geral, estabelecer objetivos na área comercial é um dos pilares para organizar as ações e metrificar, isso porque a sua corporação consegue reconhecer padrões de crescimento ou retrocesso nos negócios, por sua vez, causados por iniciativas vantajosas ou que necessitam de melhorias.

Entender custos e mão de obra envolvidos

Outro aspecto fundamental do planejamento comercial é o investimento. Após definir todas as ações anteriores, coloque os custos envolvidos na ponta do lápis e certifique-se de que sua empresa está preparada para iniciar esse projeto. 

Considere nesse levantamento a mão de obra, processos, ferramentas utilizadas e mudanças necessárias para que o plano seja bem-sucedido. 

Definir indicadores

Por fim, toda e qualquer ação implementada pelo planejamento estratégico de Marketing Digital deve ser devidamente metrificada, pois a sua organização consegue entender, com base em dados, os resultados gerados e tomar decisões efetivas.

Identifique quais são os KPIs mais importantes conforme suas ações e objetivos de negócios. Alguns dos mais comuns que devem ser acompanhados são: ROI (retorno sobre investimento), CAC (Custo por Aquisição de Clientes), número de leads gerados e vendas efetivadas no período. 

Leia mais: Prospecção ativa: como atingir a maturidade digital em vendas

Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas que fornece aos seus clientes a Prospecção Ativa 4.0, solução inovadora que combina Inteligência Comercial, Big Datas e uma metodologia própria. 

Ajudamos os nossos parceiros na geração de leads qualificados, desde o planejamento estratégico de Marketing Digital até a busca por contatos aderentes ao ICP. 

Desse modo, nutrimos esses leads com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada abordando a respeito das soluções do seu negócio. 

Quando esses usuários chegam na fase de decisão de compra, os repassamos ao seu time comercial apenas fechar a venda.

Com isso, garantimos constante geração de leads, previsibilidade de receitas, oportunidades de expansão da sua organização, redução de custos e transformação digital.

Baixe nosso guia completo e entenda como aumentar as vendas B2B com tecnologia.

Deixe uma resposta