Planejamento estratégico de marketing digital para 2021: principais tendências : ASB Marketing
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Planejamento estratégico de marketing digital

Planejamento estratégico de marketing digital para 2021: principais tendências

30/10/2018 | Por ASB Marketing

As mudanças no comportamento do consumidor e nas nuances do próprio mercado têm exigido um vasto conhecimento de tendências e novas tecnologias para a elaboração de um planejamento estratégico de marketing digital.

Ouvimos muito a respeito do “novo normal” e todos os desafios que o Coronavírus desencadeou para diferentes organizações espalhadas pelo mundo. 

As consequências do período de quarentena são sentidas em todas as nuances das organizações, desde a gestão até no relacionamento com os consumidores.

Para se ter uma ideia, de acordo dados da Falconi, 79% das instituições já sofreram reduções de receitas por causa da pandemia. 

Por outro lado, a necessidade de isolamento social também afetou as ações digitais, visto que, conforme informações da Ramper, houve queda de 83% na geração de leads em empresas B2B

Esses dados demonstram um cenário bastante inquietante para os empreendimentos: é preciso mudar, se adaptar e, principalmente, abraçar as inovações do mercado para não apenas sobreviver ao momento atual, mas também garantir competitividade e resultados a longo prazo.

Apesar de ainda estarmos na metade de 2020, sabemos que muitas empresas ainda não se prepararam para lidarem com os obstáculos atuais do setor. Pensando nisso, listamos algumas tendências de marketing digital que você deve incluir no seu planejamento. Veja a seguir!

7 tendências para o seu planejamento estratégico de marketing digital 

Não há dúvidas de que 2021 será um ano focado no marketing digital. Essa é uma tendência global e a estimativa é que a tecnologia e a interação por meio da internet ganhe cada vez mais espaço nas empresas.

Dessa forma, separamos alguns insights que vão ajudá-lo a criar um planejamento estratégico de marketing digital completo e eficiente:

1. Big Data

O Big Data é uma ferramenta de captação, análise e interpretação de dados que já vem orientando muitas campanhas de marketing digital

Oferecer o produto/serviço certo no momento em que o seu prospect está apto a comprar pode parecer uma tarefa difícil, no entanto, o Big Data pode otimizar todo o processo de vendas.

É possível contar com essa inovação em qualquer estágio comercial, porém, é muito comum incluí-la ainda na prospecção e gerenciamento de leads

Com a ferramenta certa, é possível alinhar com precisão o perfil do contato, suas expectativas, informações importantes e outros dados semelhantes, de modo a facilitar completamente o caminho do prospect pelo funil de vendas.

2. Marketing de Atração

Mantendo a relevância que alcançou ano após ano, o Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma aposta certa no planejamento estratégico de marketing digital para 2021. 

A estratégia que fortalece a comunicação digital, melhora o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca e favorece a nutrição de leads, por meio do marketing de conteúdo, está mais difundida do que nunca.

Dados do Intelligenzia afirmam que ao menos 44% das organizações adotaram webinars como resposta à situação do mercado, 36% aumentaram a frequência de postagem nas redes sociais e 36% investiram em outras ações digitais.

Nesse sentido, é possível dizer que, com a força dos últimos anos e, principalmente, das mudanças causadas pelo momento atual, o Marketing de Atração alinhará a comunicação para conversar diretamente com o público-alvo.

Aspectos como personalização e troca de informações ainda mais relevantes estarão no checklist das características que devem ser respondidas na elaboração dos materiais, tanto para blog e redes sociais quanto conteúdos ricos.

Leia também: Como aumentar as vendas com inbound e outbound marketing

3. Prospecção Ativa

A Prospecção Ativa que conhecíamos já não é mais a mesma. Essa técnica, que antes era vista como ultrapassada, modificou-se junto com o comportamento do consumidor e com as novas tecnologias, como Big Data e inteligência artificial.

Devido ao acesso a informações e dados, o marketing direto é muito mais efetivo e personalizado, além de facilitar a geração de leads e aumentar a previsibilidade da área comercial.

Além disso, a automação estará cada vez mais presente nos processos de vendas, viabilizando os contatos da empresa com seus prospects e o fechamento de negociações mais práticas, minimizando as etapas do funil.

4. Inteligência Artificial e o Machine Learning

A inteligência artificial e o machine learning também são tecnologias que você deve considerar no seu planejamento estratégico de marketing digital do próximo ano. 

A sua utilização pode ir desde assistentes virtuais até o atendimento ao consumidor, com chatbots, que reduzem custos e erros humanos, além de possibilitar uma excelente experiência ao cliente.

Veja também: Prospecção de clientes: como as gerações Y e Z impactam o processo de compras B2B

5. Experiência do usuário 

Por falar em UX, sigla em inglês para o termo user experience ou experiência do usuário, na tradução, a ação ganhou bastante espaço nos últimos anos, não apenas no mundo digital, mas também em outros aspectos do mercado.

A explicação mais simples para essas alterações é a constante mudança dos consumidores. Atualmente, os clientes esperam se relacionar com marcas que prezam pelo bem-estar e melhor vivência dos seus clientes

Para além de simples trocas comerciais, os prospects esperam uma verdadeira interação e parceria, tudo conquistada por meio da valorização da experiência do usuário, desde no layout do site ou das imagens de redes sociais, até a produção dos conteúdos.

6. Inside Sales

O Inside Sales, também conhecido como pré-vendas ou vendas internas, é uma área que ganhou destaque nas organizações nos últimos anos e a previsão é que continue crescendo no comercial B2B.

Na prática, uma das características mais acentuadas do Inside Sales é a otimização de custos. No entanto, essa ação também acelera o processo de vendas e maximiza a atuação dos profissionais, aumentando os resultados.

7. Sales engagement

Por fim, não podemos falar sobre tendências comerciais sem citar o sales engagement como um dos recursos mais valiosos das organizações. De modo bastante simples, essa ação é definida como análise de todos os esforços de interação entre uma empresa e o seu prospect.

O sales engagement qualifica esses processos e elabora planejamentos resolutivos para problemas nos fluxos, como alto tempo de atendimento, gargalos nas conversões, ruídos na comunicação, desperdícios de leads ou outras situações que causem prejuízos.

O principal benefício do sales engagement é a facilidade em alinhar o comercial e o marketing, reduzindo drasticamente os embates tão presente entre esses dois times.

Leia também: Entenda a importância do planejamento de marketing digital

Como criar um planejamento estratégico de marketing digital eficiente?

Embora seja muito comum empresas divulgarem seus negócios na internet, ainda encontramos erros e desperdícios de recursos que poderiam ser evitados com um bom planejamento estratégico de marketing digital.

Sendo assim, é fundamental dedicar um tempo para estruturar sua estratégia digital, que deve levar em consideração as tendências do próximo ano, os orçamentos disponíveis, as metas de curto e longo prazo e os canais de comunicação em que os possíveis clientes estão inseridos.

Para tirar todo esse planejamento do papel, algumas diretrizes são fundamentais, tais como:

Se atente às alterações do setor

Antes de iniciar o seu plano, é importante identificar seus concorrentes diretos e indiretos, além de analisar a estratégia de marketing que eles estão utilizando, o que possibilita discernir suas vantagens competitivas.

Como também, é preciso se adequar às alterações do próprio setor, de acordo com as necessidades dos consumidores e o comportamento relacionado à decisão de compra. 

Levante informações sobre o seu público

Acredite, nenhuma estratégia pode ser implementada e gerar bons resultados sem um conhecimento profundo a respeito do público-alvo

Por isso, o próximo passo é fazer uma ampla pesquisa e recolher todas as informações necessárias sobre sua persona, como seu perfil, gostos, dificuldades e principais dúvidas. 

Lembre-se que todo o marketing deve girar em torno desses aspectos levantados para auxiliar o prospect na decisão de compra.

Veja mais: O que é e como funciona a geração de demanda?

Trace os objetivos

O plano do marketing digital deve ser norteado por um objetivo claro, seja aumentar vendas, ganhar autoridade no segmento, potencializar o tráfego do site ou agregar valor à marca. É essencial ter um foco e saber onde quer chegar.

Por sua vez, essas metas devem estar intimamente relacionadas ao seu planejamento de negócio original e às expectativas da sua organização a curto, médio e longo prazo. 

Dessa forma, é possível alinhar com exatidão o time de vendas e marketing, gerando resultados mais expressivos.

Defina o orçamento previsto

Não é possível implementar grandes planos sem um investimento, certo? Por essa razão, o orçamento disponível também é importante no planejamento estratégico de marketing digital

Essa estimativa permite a adoção de novas ferramentas, mão de obra qualificada e tudo o que a sua estratégia precisar para gerar bons resultados. Uma forma bastante comum de defini-lo é por meio do ROI (Retorno Sobre Investimento) estimado. 

Defina a estratégia

Com essas informações em mãos, é possível criar a estratégia ideal para alcançar a meta esperada. Nessa etapa, é importante elencar os canais de comunicação que serão utilizados e o tipo de interação com o prospect para cada estágio do funil de vendas.

O planejamento estratégico de marketing digital é essencial para integrar toda a comunicação do início ao fim, desde o tom de voz e identidade visual até os argumentos de venda da equipe comercial.

Como escalar os resultados da área comercial com geração e nutrição de leads?

Como vimos nos últimos anos, a transformação digital está obrigando empresas a se reinventarem. Portanto, os negócios que não se adaptarem a essas mudanças vão perder cada vez mais destaque no mercado. 

A boa notícia é que essas estratégias podem ser implementadas sem grandes problemas, oferecendo resultados positivos para as organizações que investem nessas alterações. 

Pensando nisso, a ASB Marketing desenvolveu a solução Prospecção Ativa 4.0, uma estratégia que está alinhada às tendências em marketing digital para empresas B2B e que visa entregar leads cada vez mais qualificados, a fim de otimizar o processo de vendas.

Com inteligência comercial e Big Datas, encontramos o seu cliente em potencial e o impactamos com uma cadência de e-mails totalmente personalizada e automatizada  e qualificamos o lead para a sua empresa

Quando o contato está pronto, o repassamos para o seu time comercial apenas fechar a negociação. Com isso, entregamos reais possibilidades de vendas e viabilizamos a previsibilidade de receitas, aumentando os resultados do seu empreendimento.

Quer ter mais sucesso em 2021? Então, comece a pensar no planejamento estratégico de marketing digital de sua instituição agora mesmo. Deseja saber mais? Acesse e entre em contato conosco!

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