plano de ação para captação de clientes

Ter um bom plano de ação para captação de clientes é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa, afinal é com ele que você consegue encontrar as maneiras certas de encontrar novos clientes e crescer sua empresa.

A captação de clientes é uma etapa do setor comercial na qual os vendedores precisam identificar potenciais clientes e entrar em contato para que seja trabalhado o relacionamento a fim de fechar negócio.

Ter um perfil de cliente ideal é essencial para que o plano de ação para captação de clientes funcione. Assim, seus vendedores saberão quais leads possuem mais chances de serem convertidos em clientes.

Se você ainda não tem um plano de ação para captação de clientes ou está querendo otimizar os seus resultados, separamos 6 estratégias que podem ser muito úteis. Confira o artigo até o final!

Leia também: Gestão de vendas: como calcular os resultados da sua área comercial B2B

Qual a importância de desenvolver um bom plano de ação para captação de clientes?

A captação de clientes é o combustível principal para a movimentação da área comercial de uma corporação, afetando diversos processos comerciais.

Uma estratégia bem definida é capaz de diminuir o fluxo de vendas. Ou seja, longas etapas são substituídas por negociações mais simples, diretas e assertivas.

Outro benefício do plano para captação de novos consumidores é a redução de custos. Isso acontece porque, com etapas menores, os gestores diminuem os gastos para a aquisição de clientes, o chamado CAC.

Como consequência desses impactos, também é possível verificar o aumento do retorno sobre investimento (ROI). Uma vez que as estratégias, esforços e tecnologias empregadas na captação de clientes geram um retorno mais rápido e maior do que o investido.

Por fim, todo esse cenário gera duas expectativas otimistas para as empresas. A primeira delas é a possibilidade de crescimento, visto que permite um fluxo constante de negociações para curto, médio e longo prazo. 

A segunda é a previsibilidade de receita e de resultados futuros baseados nas estatísticas atuais do pipeline de vendas e da geração de leads de forma contínua. Com isso, a companhia pode tomar decisões mais estratégicas para a consolidação da organização. 

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

6 estratégias para otimizar seu plano de ação para captação de clientes

A captação de clientes pode ser feita de duas formas: através das técnicas de inbound marketing ou de outbound marketing. O inbound marketing, também chamado de atração, acontece quando despertamos o interesse do cliente e ele busca a empresa para fazer negócio.

Já o outbound marketing, é a maneira mais tradicional, onde a empresa atrai clientes com promoções e benefícios. Confira algumas das estratégias que não podem faltar no seu plano de ação para captação de clientes.

Social Selling

O social selling, ou venda social, é a estratégia de ir atrás de clientes através das redes sociais. Para isso, você deve criar um relacionamento com esses usuários com interações.

Por exemplo, você pode curtir e comentar publicações de usuários que tenham perfil para ser cliente, ou entrar em grupos relacionados ao seu nicho de mercado e interagir com os outros membros.

E-mail frio

Outra estratégia é a do e-mail frio, ou cold mail. Ela consiste em enviar um e-mail para possíveis clientes, que estejam dentro do perfil de cliente ideal. Esta é uma ótima forma de realizar um primeiro contato com o cliente e apresentar sua marca, depois, você consegue executar um trabalho de nutrição para que esse lead seja desenvolvido no funil de vendas.

Ligação fria

Outra estratégia vinda diretamente do marketing tradicional é a ligação fria, também chamada de cold call. Esse contato é feito com uma lista de clientes que correspondam ao perfil de cliente ideal.

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Marketing de conteúdo

Uma estratégia que tem ganhado muito destaque nos últimos anos é o marketing de conteúdo e você não pode deixar de utilizá-lo na sua estratégia. Ele consiste em criar conteúdos relevantes para ajudar a solucionar as dores dos clientes e disponibilizá-los em blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc.

Mídias pagas

Os anúncios em mídias pagas não saem de moda e são ótimas estratégias de marketing para atrair novos clientes. Com pouco investimento, você consegue criar anúncios poderosos que irão chamar a atenção e impactar pessoas que tenham o perfil e o interesse na sua marca.

Marketing de referência

Outra estratégia que você precisa ter no seu plano de ação para captação de clientes é o marketing de referência. A maioria das vendas e dos negócios fechados são feitos através de referências de clientes satisfeitos. Investir e incentivar essas referências pode ajudar muito na hora de atrair novos consumidores.

Veja como implementar essa estratégia

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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