Realizar a captação de clientes é essencial para o sucesso de uma empresa, afinal, sem eles não é possível que a organização se mantenha. Através de um bom plano de ação para prospectar clientes é possível que a empresa trace as melhores estratégias para encontrar, educar e converter os leads em clientes e, assim, garantir que a empresa cresça de maneira saudável e consistente.

A captação de clientes é uma etapa fundamental do processo comercial na qual os vendedores identificam consumidores em potencial e entram em contato com essas pessoas ou empresas. O objetivo é conduzi-las até o fechamento do negócio.

Por isso, neste artigo, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre um plano de ação para prospectar clientes de maneira eficiente. 

Leia também: Gestão de vendas: como calcular os resultados da sua área comercial B2B

O que é um plano de ação para prospectar clientes?

A primeira coisa que vamos entender é o que, exatamente, é um plano de ação para prospectar clientes. 

Um Plano de Ação (também conhecido por Plano de Atividades ou ainda Plano de Trabalho), nada mais é do que uma ferramenta simples e eficiente para o planejamento e acompanhamento de atividades. 

Ele pode ser utilizado para garantir que nenhuma tarefa seja deixada para trás, desde simples atas de reuniões até tarefas mais complexas, como um projeto pequeno.

O plano de ação pode ser utilizado em diferentes áreas e setores da empresa, inclusive na hora de realizar a prospecção de clientes. Sendo assim, um plano de ação para prospectar clientes nada mais é do que um documento contendo uma série de atividades e tarefas que devem ser seguidas para que a equipe comercial da empresa possa converter prospects em novos clientes.

Como podemos ver, esse documento é fundamental, pois serve de guia para que todos os membros da equipe de vendas possam manter o mesmo nível de trabalho, padronizando as principais etapas de vendas e, consequentemente, aumentando a taxa de conversão da empresa.

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Como montar um plano de ação para prospectar clientes?

Agora que você já sabe o que é um plano de ação para prospectar clientes e qual a importância de realizar essa prospecção, vamos entender como montar um plano de ação eficiente e de maneira bem fácil.

Tenha o seu ICP bem definido

A primeira coisa que você precisa fazer é definir o ICP da sua empresa. ICP é a sigla para Ideal Customer Profile, o que representa o perfil de cliente ideal para a sua empresa, ou seja, aquelas pessoas ou empresas que possuem mais interesse e características que possam facilitar na hora da decisão de fechar negócio com a sua empresa.

Através do cliente ideal é possível tomar decisões estratégicas considerando as principais dores do cliente, quais as dúvidas que podem aparecer, etc. Assim, o seu plano de ação pode conter as principais respostas e soluções.

Defina seus objetivos

O próximo passo é definir quais são os objetivos que você quer alcançar com esse plano de ação. Metas e objetivos bem definidos podem ajudar na hora de definir quais são as melhores estratégias para usar. 

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as vendas, as estratégias e abordagens serão diferentes de um plano cujo objetivo é aumentar o número de leads captados.

Faça um planejamento

Após ter o seu IBP definido e seus objetivos bem claros, é hora de começar a fazer o planejamento e definir quais serão as ações necessárias para a realização dessa atividade de maneira eficiente.

Identifique oportunidades

Uma ferramenta muito útil que pode te auxiliar muito na hora de realizar o seu plano de ação para captação de clientes é a análise SWOT. É bem provável que você já tenha ouvido falar nela.

Com ela, é possível identificar quais são as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio. Assim, seu plano de ação pode ficar muito mais completo, e você pode identificar pontos de melhoria e oportunidades para aumentar ainda mais a eficiência da sua equipe de vendas.

Utilize a tecnologia a seu favor

Por último, é importante aproveitar e utilizar a tecnologia a seu favor. Dessa forma, você pode automatizar processos, evitando erros e diminuindo a necessidade de retrabalhos.

Existem diversas ferramentas que podem ser muito úteis para sua empresa na hora de realizar a prospecção de clientes.

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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