Como fazer um pós-venda eficiente e reter os clientes? Skip to main content

Sabia que conseguir a venda é o primeiro passo para fidelizar clientes? A sua escolha de como fazer um pós-venda eficiente diz muito sobre como a empresa coloca sua marca no mercado e o quanto se importa com os consumidores.

Vamos pelo seguinte dados: o relatório de Tendências Digitais para 2018 da Adobe demonstrou que cerca de 79% dos consumidores querem que as empresas se importem mais com suas necessidades. Outro estudo realizado pela H. Interactive mostra que 9 entre 10 consumidores não se importariam em pagar mais pelo produto se tivessem um atendimento melhor. 

Ao considerar os dados acima, dá para se tirar as seguintes conclusões: o cliente compra não só o produto, mas a forma como ele é tratado; saber como fazer um pós-venda eficiente está totalmente ligado a um atendimento excelente.

Vejamos mais como o pós-venda está ligado com a retenção de clientes.

A importância do pós-venda 

Muitos podem não considerar o pós-venda como um passo nada importante, no entanto, é um engano pensar dessa forma. O pós-venda garante vários benefícios, entre eles:

  • Satisfação do cliente;
  • Fidelização do lead;
  • Indicação de futuros parceiros;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Compreensão mais profunda das necessidades do cliente;
  • Suporte e garantia de resultados.

Logo, é importante investir em um bom CRM e na equipe de vendas para que a empresa possa aproveitar esses benefícios.

Satisfação e retenção de clientes 

A marca da empresa está relacionada não só ao investimento e qualidade do produto. É necessário que o pós-venda, que pode ser uma equipe separada na empresa, garanta que os clientes estejam tendo resultados satisfatórios após a compra.

Para saber disso, não é só ligar e oferecer uma infinidade de outros produtos. Como já foi falado mais acima, os consumidores desejam saber que as empresas se interessam de fato pelas suas necessidades.

Para seu negócio demonstrar que se importa com seus clientes, é interessante empregar técnicas de qualificação e engajamento para reter os antigos clientes e atrair novos.

Veja abaixo como fazer um pós-venda eficiente e reter mais clientes.

Como aumentar a retenção de clientes

Primeiramente, é necessário conhecer o cliente para fidelizar. Como ele pensa? O que ele precisa?

Ao saber os hábitos dos clientes, suas personalidades, valores através de formulários e outras estratégias de marketing de atração, é possível empregar mais técnicas, como a AIDA.

AIDA

Atração, Interesse, Desejo e Ação são o significado da sigla AIDA. Esse método pode ser usado em todas as etapas de vendas.

Primeiramente, busca-se atrair o lead através da apresentação e valores da empresa. O interesse é aguçado pela solução, que leva a despertar o desejo em adquirir o produto, em seguida da ação que leva à conversão e a compra.

Para seguir essas etapas, todo o marketing e vendas é alinhado para que mais técnicas sejam utilizadas, como por exemplo, o follow-up.

Follow-up

E aí, como você está? É uma pergunta banal, que demonstra interesse pelo sujeito. As ligações de acompanhamento são muito importantes para saber o andamento do pós-venda. O pós-venda ativo entra mais nessa parte, em que o time comercial questiona sobre a satisfação da compra, se o atendimento vai bem, demonstra interesse nas necessidades dos clientes e, oportunamente, oferece contínuas soluções para as dores sucedidas após a compra.

O follow-up eficiente vai além de ligações. É a construção de um relacionamento do cliente. Assim também pode se dizer do pós-venda passivo em que o pessoal de relacionamento com o cliente dá o suporte necessário às dúvidas dos clientes. Isso dá mais credibilidade e confiança à sua marca.

Conteúdo rico

Juntamente com o marketing, os clientes são nutridos com conteúdos ricos: newsletters, e-books, vídeos, webinars… O follow-up agrega em mais informações que podem dar mais material ao marketing das reais necessidades dos clientes. Dessa forma, o relacionamento continua a ser construído e os clientes têm acesso às novidades da empresa para continuar engajando.

Através desse meio de comunicação com o conteúdo rico, os leads se interessam mais pelo conteúdo e são estimulados por novos gatilhos mentais que fomentam mais audiência e mais conversão.

Cumprimento do combinado

Parece absurdo, mas nem todos levam a sério o que foi combinado no negócio comercial. Um vendedor que não cumpre os acordos não é um bom vendedor, e ao fazer isso, corre o risco não só de perder os clientes que já têm, mas também perder os novos através do marketing boca a boca e seus derivados.

Brindes e mimos para os clientes

Quem não gosta de receber presentes? Os clientes também gostam. Logo, investir em gratificações pode ser uma boa estratégia. Um feliz aniversário nos meios de comunicação, a oferta de descontos ou convites para eventos são uma boa pedida para manter os clientes perto e alimentarem uma imagem positiva da sua empresa.

Quanto os clientes são bem tratados, dificilmente recorrem à concorrência, ainda que o preço seja mais acessível. Como já foi apontado, o bom atendimento é um valor importante para o consumidor, não importa em qual etapa do funil ele esteja. Logo, se deseja reter mais clientes para sua empresa através do pós-venda, o atendimento deve ser uma prioridade.

Também é importante alinhar a equipe de vendas e marketing para estarem treinados para oferecer a melhor receptividade e suporte ao cliente, seja nas redes sociais ou outro meio de comunicação. Ao fazer isso, as chances dos clientes recomendarem os serviços da sua empresa são ainda maiores, pois a credibilidade e o relacionamento foram construído por vários meios e técnicas de pós-venda.

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  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP
  • Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
  • Mineração dos leads (Inteligência comercial)
  • Geração de leads (ICP)
  • Gestão da plataforma de automação
  • Treinamento da plataforma
  • Estruturação de funil
  • SDR dedicado
  • Consultoria de outbound 

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