Saiba como melhorar a previsibilidade de vendas - ASB Marketing Skip to main content

Uma empresa que não tem previsibilidade de vendas é uma empresa que não cuida do futuro do negócio. O mundo corporativo não é voltado, apenas, para o presente. Muito pelo contrário. Para manter a saúde empresarial, é preciso realizar diversos processos que antecipam uma projeção segura do que vem adiante.

O uso da previsibilidade de vendas é imprescindível para saber quanto seu empreendimento vai render em determinado tempo. Não se preocupar com essa variável é um erro gravíssimo, visto que impede o gestor de tomar decisões assertivas baseadas em dados confiáveis, de fazer investimentos e definir metas de crescimento.

O ideal é conseguir prever quantos fechamentos serão concluídos, qual será o faturamento e outros dados que influenciam na área de vendas e também no marketing da empresa. 

No blog de hoje, explicaremos como melhorar a previsibilidade de vendas.

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Quais as vantagens da previsibilidade de vendas?

Quando uma empresa se preocupa em saber qual o futuro do empreendimento, ajuda os colaboradores a se manterem alinhados com as expectativas de melhorias contínuas. A situação comercial também ganha uma visão real e estratégica, podendo mostrar aos gestores onde estão os gargalos e as falhas processuais.

Essa transparência nos processos estabelecem outros benefícios, como:

  • Otimização dos recursos econômicos da empresa
  • Diminuição da necessidade de contratação
  • Melhor aproveitamento das campanhas de Marketing
  • Velocidade de produção ajustada às necessidades do segmento
  • Compreensão das sazonalidades do mercado
  • Avaliação crítica das metas e elaboração de planos de contingência.

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Saiba como melhorar a previsibilidade de vendas

Separamos algumas dicas para que você possa melhorar a previsibilidade de vendas do seu negócio. Leia abaixo:

Acompanhe os indicadores comerciais

Os indicadores comerciais são os guias do time de vendas. A partir deles é possível determinar quais as melhorias necessárias para alavancar as vendas. Mesmo que os KPI’s não consigam entregar as soluções logo de cara, com certeza trarão diversos insights para os gestores avaliarem.

Lembre-se de valorizar os pontos positivos. Eles são índices do que realmente funciona nas suas estratégias e ajudam a compreender quais os melhores caminhos dentro dos processos de vendas, quais padrões de atendimento o time seu pode replicar e quais os canais de comunicação mais viáveis para.

Estabeleça metas reais

Um dos pontos mais sensíveis da previsibilidade de vendas são as metas. Nesta etapa, os gestores precisam manter os pés no chão para não exagerarem em metas que não podem ser alcançadas de nenhum jeito.

Crie um planejamento baseado nas habilidades de seus vendedores e foque em contratar perfis diferentes para a equipe.

Estruture um setor pré-vendas

Um setor de pré-vendas aumenta as chances da sua empresa obter leads qualificados para o time de vendedores trabalhar. Esses colaboradores são responsáveis por filtrar, segmentar e procurar por clientes em potencial enquanto os vendedores focam em convencer o lead da importância do seu produto ou serviço.

Faça treinamentos

Realizar análises de métricas de desempenho anda junto com os treinamentos da equipe, pois de acordo com os resultados obtidos, é possível desenvolver treinos para repassar ao time de vendas o que precisa ser otimizado.

Organize o funil comercial

Com as constantes mudanças do mercado, o funil de vendas precisa ser ajustado com uma certa frequência. Os clientes estão cada vez mais exigentes e o time de vendas precisa estar atento para oferecer o melhor atendimento e não perder oportunidades.

Comece flexibilizando o funil de vendas para que ele se adapte às expectativas do lead, com reais chances dele aceitar as soluções que os vendedores propõem.

Invista em automação

Fazer a previsibilidade de vendas exige tantos detalhes que, manualmente, fica impossível de conseguir organizar informações sem nenhuma falha. Usar da tecnologia acelera o processo de vendas e ajuda a empresa a compreender melhor onde cada vendedor se encaixa, sem que ele tenha que perder tempo com o operacional.

Busque por softwares que fazem qualificação automática de leads que tenham a ver com o seu negócio para não perder tempo com quem não se identifica com o seu produto ou serviço.

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Conheça as estratégias da ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas. Oferecemos aos nossos clientes soluções completas de Prospecção Ativa e Marketing de Atração.

Na prática, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos com inteligência comercial. Em seguida, impactamos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente personalizada e automatizada apresentando as soluções e diferenciais do seu negócio.

Nossos processos de prospecção de clientes com foco em sales performance contemplam tudo do que seu negócio precisa:

  • Criação de cadência ativa automatizada
  • Criação de cadência ativa semiautomatizada
  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP
  • Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
  • Mineração dos leads (Inteligência comercial)
  • Geração de leads (ICP)
  • Gestão da plataforma de automação
  • Treinamento da plataforma
  • Estruturação de funil
  • SDR dedicado
  • Consultoria de outbound 

Quando esse cliente chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos o contato ao seu time comercial para efetuar a venda. Com isso, garantimos previsibilidade de vendas, diminuição do ciclo comercial, otimização operacional e aumento dos resultados internos.

Além disso, fornecemos a solução Consultoria de Pré-vendas, em que auxiliamos no planejamento da sua área comercial, análise dos atuais fluxos e definição de estratégias para vencer as objeções no processo de vendas. 

Deseja saber mais sobre as nossas soluções acima? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

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