Business Intelligence e área comercial: como as novas tecnologias impactam o processo de vendas B2B Skip to main content

Durante muito tempo, as decisões importantes das empresas eram tomadas com base na intuição, experiência pessoal e conhecimento de mercado dos líderes. Dessa forma, o processo de vendas era realizado com base no ponto de vista do empresário.

No entanto, o avanço da tecnologia e o acesso ilimitado à informação mudaram completamente o comportamento do consumidor, que se tornou mais exigente, aumentando os desafios da área comercial de empresas dos mais variados segmentos.

Isso não é diferente no processo de vendas B2B. No entanto, a transformação digital proporcionou a criação de ferramentas que possibilitam a tomada de decisão mais assertiva, com foco total no cliente.

O conceito de Business Intelligence (BI) é um exemplo de como as novas tecnologias influenciam o processo de vendas no mercado B2B. Por meio da coleta, gerenciamento e distribuição de dados sobre o mercado é possível tomar decisões assertivas, além de ter uma melhor dimensão do retorno sobre os investimentos realizados.

Baixe nosso eBook e conheça as principais etapas do planejamento de marketing digital!

Como as novas tecnologias otimizam o processo de vendas?

Um dos grandes ganhos do uso da tecnologia na área comercial é a possibilidade de automatizar processos que demandavam tempo e recursos, como a captação e gestão de dadosrelacionamento com clientes, análise de mercado e acompanhamento de resultados, além de nortear todo o planejamento estratégico.

Leia também: 4 tendências de marketing digital para empresas B2B

O uso de BI, ferramentas de automação e Big Data possibilita um processo de vendas mais assertivo, baseado em dados reais, com previsões e monitoramento em tempo real, reduzindo o ciclo de vendas e diminuindo o CAC (custo de aquisição de clientes).

Veja, a seguir, as vantagens do uso das novas tecnologias na estruturação do processo de vendas.

1. Dados precisos e seguros

As ferramentas de automação e big data oferecem acesso a relatórios completos sobre sua audiência, com indicadores reais e confiáveis, sendo possível visualizar os pontos de melhoria e as estratégias que oferecem resultados satisfatórios.

2. Geração de leads qualificados

O acesso a dados precisos sobre as necessidades e interesses de sua persona ou público-alvo é essencial para a criação de estratégias e campanhas bem estruturadas, com o objetivo de atrair e converter prospectsrealmente interessados em seus produtos ou serviços.

Dessa forma, a equipe de vendas possui mais chances de fechar novos negócios e os investimentos são bem direcionados, evitando desperdício de recursos.

3. Inteligência de mercado

As ferramentas de coleta e análise de dados também possibilitam o mapeamento de atividades dos concorrentes, o que é essencial para o ganho de vantagem competitiva.

Leia também: Como otimizar os resultados da área comercial com gestão de dados

Além disso, é possível realizar previsões de tendências de mercado e consumo, com o objetivo de nortear os futuros planejamentos estratégicos.

4. Indicadores de desempenho

O BI também permite acompanhar o desempenho da equipe comercial em tempo real, por meio do número de conversões, motivos de desqualificação de leads, dificuldades no fechamento da venda, bem como necessidades de capacitação.

Com isso, é possível identificar os fatores que prejudicam a performance da equipe de vendas e implantar soluções que vão favorecer o alcance das metas.

5. Acompanhamento da experiência do cliente

A tecnologia também fornece dados sobre a jornada de compra do cliente em todo o processo de vendas, sendo possível entender os motivos que levaram o cliente a desistir da compra, por exemplo.

Dessa forma, é possível realizar melhorias, direcionar investimentos, planejar estratégias para sanar as objeções mais recorrentes e melhorar a experiência do cliente.

Climber: uma estratégia completa para otimizar o processo de vendas

ASB Marketing é uma agência especializada em gerar resultados para empresas B2B e escalar as vendas da área comercial. Estamos sempre em busca de novas estratégias e alinhados com as transformações da Era Digital.

Pensando nisso, desenvolvemos a solução Climber, que visa entregar leads cada vez mais qualificados por meio de tecnologias e técnicas avançadas de marketing digital.

A solução Climber combina as metodologias de Outbound (Hunter) e Inbound Marketing (Farmer), a fim de localizar, qualificar e nutrir leads, otimizando o processo de vendas da sua empresa.

Todo esse trabalho é possível por meio do uso estratégico de ferramentas de inteligência artificial, big data e automação de e-mails em cadência, além da expertise dos nossos especialistas em marketing digital, sendo possível entregar leads quentes e encurtar o ciclo de vendas!

Quer saber mais? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Deixe uma resposta