Prospecção ativa: como atingir a maturidade digital em vendas : ASB Marketing
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Prospecção ativa: como atingir a maturidade digital em vendas

07/07/2020 | Por Aquiles Casabona

Atingir a maturidade digital em vendas faz parte dos objetivos de diversas organizações. No entanto, esse processo é desafiador e exige alinhamento dos times comercial e marketing, desde as ações de Inbound até a implementação da prospecção ativa.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, a utilização das ferramentas onlines nas vendas teve um aumento de 12% para 43% nos últimos anos. Metade dos especialistas respondentes declararam que buscam novos clientes pelas redes sociais e 52% compram listas de contatos.

Além disso, o levantamento Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil em 2019 constatou que 95% dos profissionais reconhecem que têm algo a melhorar em suas estratégias, dentre eles, 32,5% declararam que as ações implementadas não são eficientes.

Isso se torna ainda mais expressivo quando levamos em consideração que 94% das empresas adotam as práticas digitais para promoverem o crescimento dos negócios.

Saiba mais: Prospecção de novos clientes: como aumentar as chances de conversão

Por outro lado, o momento atual também tem inspirado uma rápida transformação tecnológica nas empresas, especialmente com a necessidade de adaptação ágil dos processos de vendas.

O período de quarentena e isolamento social obrigou milhares de organizações a adotarem o home office. Nesse sentido, os processos de vendas também precisaram ser repensados, revisados e adequados para gerarem resultados mesmo diante às incertezas do mercado.

Dessa forma, a implementação de ferramentas capazes de viabilizar a prospecção ativa, as ações de marketing e um melhor relacionamento com os leads se tornou essencial. 

Mas, afinal, quais são as maneiras de atingir a maturidade digital na empresa e quais os benefícios desse método para os negócios?

Para te auxiliar a responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

Como atingir a maturidade digital em vendas com a prospecção ativa?

Na prática, a prospecção ativa consiste em uma estratégia de marketing digital caracterizada pela busca do cliente ideal. Atualmente, essas ações já são combinadas com práticas do comercial 4.0, que auxilia a identificar o melhor consumidor em seu momento de compra.

Para isso, é fundamental adotar a implementação de alguns processos que ajudam na otimização de todo o fluxo de vendas e no crescimento da maturidade digital das organizações.

Nesse sentido, o primeiro passo é marcado pelo planejamento. Os últimos anos são provas de que os antigos métodos comerciais já não geram resultados expressivos e também não são mais capazes de unir empresas aos seus consumidores em potencial.

Dessa forma, é essencial reavaliar as ações internas, os indicadores de vendas, todo o ciclo comercial e, principalmente, identificar gargalos nos processos que afetam a eficiência do time.

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É importante compreender também que esse desenvolvimento digital não está apenas relacionado com a adesão de novas tecnologias ou mudanças de fluxos. 

Trata-se de uma disrupção cultural da empresa e uma adequação de uma maneira mais prática de se relacionar e se mostrar para o público. 

Portanto, para que isso seja efetivo, é preciso entender que os dados serão fatores elementares para as tomadas de decisões

Nesse cenário, é imprescindível acompanhar os clientes, suas práticas onlines, percepções, maiores dores e outras informações de conexão da sua empresa ao consumidor ideal.

Além disso, é necessário estabelecer metas internas, implementar treinamentos para os colaboradores, aumentar a sistematização e conexão da equipe, estruturar uma operação flexível e priorizar a experiência do cliente.

Quais os benefícios de atingir a maturidade digital em vendas?

Atingir a maturidade em vendas na prospecção ativa fornece às empresas uma série de benefícios, dentre os principais, é possível citar:

Processos comerciais mais otimizados

Um dos grandes benefícios que a transformação tecnológica promoveu às organizações, sem dúvidas, foi a otimização. Antigos longos processos para a elaboração de um simples relatório foram substituídos por rápidos cliques e com o fluxo comercial não foi diferente.

A revolução dos métodos de prospecção não apenas minimizou os ciclos de vendas, mas também reduziu o desperdício de leads, aumentou a qualificação dos prospects e diminuiu os gastos operacionais de maneira geral.

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Comunicação mais efetiva com os clientes

A adequação das ferramentas apropriadas deu informações suficientes para as instituições a respeito do comportamento do público-alvo. 

Por isso, se tornou mais simples estabelecer uma comunicação eficiente e personalizada com cada persona, conforme às suas preferências e dificuldades.

Aumento do Retorno Sobre Investimento (ROI)

Conforme dados do estudo supracitado da Resultados Digitais, um dos maiores desafios dos gestores de marketing digital é provar o Retorno Sobre Investimento, sendo um obstáculo para 41,8% dos profissionais.

O ROI é uma das principais métricas de um negócio, ele é responsável por definir se determinadas ações estão gerando lucros ou prejuízos. 

Por meio da automação dos processos de vendas, torna-se mais fácil alcançar melhores resultados neste indicador, isso porque a maturidade digital minimiza o CAC (Custo por Aquisição de Cliente) e aumenta o número de negociações fechadas.

Para se ter uma ideia, um estudo desenvolvido pelo Google aponta que essa transformação tecnológica é responsável pelo aumento de até 20% da receitas de uma instituição. Por outro lado, também auxilia na redução dos gastos operacionais em até 30%.

Conte com a ASB Marketing

A ASB Marketing é uma agência especializada no processo de Prospecção Ativa 4.0 e na implementação do Marketing de Atração.

Na prática, contando com ferramentas inovadoras, buscamos o seu cliente em potencial e o qualificamos por meio de Big Datas e Inteligência Comercial. Nutrimos esse contato com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada com a solução da sua empresa, além de social engagement e cold calls. 

Dessa forma, quando o lead está pronto para negociar com a sua organização, repassamos o contato ao seu time comercial para fechar a venda. Com isso, garantimos a geração constante de demanda, previsibilidade de receitas e redução do ciclo de vendas.

Além disso, o nosso processo de Prospecção Ativa 4.0 encontra o melhor perfil em seu momento apropriado de compra, maximizando as conversões. 

Como também, auxiliamos o seu time comercial por meio de consultorias completas, análises de fluxos e adequações das melhores tendências do mercado, visando potencializar a maturidade digital do seu negócio.

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