Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”? Skip to main content

Estamos acompanhando as mudanças que a crise do novo coronavírus tem gerado em todos os setores, dentre eles, o Marketing Digital. As ações de prospecção de leads, por exemplo, precisam estar cada vez mais estratégicas se as organizações desejam gerar reais resultados.

Para se ter uma ideia a respeito dessas alterações, a pesquisa Geração de Negócios durante a pandemia, divulgada pela Hubspot, nos revela que, durante o período de quarentena, as empresas enviaram 36% a mais de e-mails marketing e 70% de e-mails de vendas.

Por sua vez, a taxa de abertura aumentou 13%, no entanto, a conversão de novos leads sofreu uma queda brusca de 28%. Além disso, o tráfego dos sites levou um salto de 16%, enquanto as interações por chats cresceu 65%.

Esses dados nos comprovam duas verdades: a primeira é que a digitalização de processos é uma tendência que apenas foi acelerada pelo momento atual. O segundo é que as organizações devem alinhar os fluxos de vendas caso queiram gerar retornos expressivos. 

Nesse sentido, o que esperar das estratégias de Marketing Digital para prospecção de leads no período pós-pandemia? Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo com algumas ações que foram fortalecidas ou sugiram durante a crise. Continue com a sua leitura e confira:

Leia mais: Como elaborar um planejamento estratégico de Marketing Digital?

Quais são as tendências da prospecção de leads no “novo normal”?

É impossível sairmos dessa instabilidade do mercado sem nenhuma mudança, por menor que seja. Isso porque situações de crises exigem adaptações que, por sua vez, trazem novas oportunidades de otimização, automação e melhorias.

Com isso em mente, confira alguns processos que podem se tornar ainda mais importantes no “novo normal” para a prospecção de leads qualificados:

Adoção do Inside Sales

O Inside Sales ou Vendas Internas, na tradução, consiste em uma modalidade comercial em que todo ou grande parte do processo de negociação é realizado dentro da empresa. Ou seja, a distância. 

Mesmo antes da pandemia, o Inside Sales era o modelo mais usado por 56,8% das organizações, segundo o relatório Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

No entanto, com o período de quarentena e a impossibilidade de contatos presenciais, essa metodologia passou a ser a única possível para as corporações que não pararam seus times de vendas.

Com isso, os gestores identificaram algumas vantagens desse processo, como a redução de custos e reuniões muito mais direcionadas, permitindo também melhorias na produtividade do time e na qualificação dos prospects para vendas.

Comunicação personalizada

Outra característica comercial para prospecção de leads que se tornará cada vez mais necessária é a comunicação personalizada. Na prática, esse aspecto permite uma interação mais eficiente com o lead, assim como melhor entendimento das suas necessidades. 

Não é uma grande novidade que o comportamento do consumidor mudou e, especialmente, seu relacionamento com as marcas. 

Nesse sentido, os clientes em potencial desejam manter um contato mais próximo e uma negociação realmente pautada em benefícios, o que acaba sendo bastante difícil de conseguir sem a personalização.

Automação

Na era da transformação digital, é impossível não citar a automação como um dos principais aspectos que envolve a prospecção de leads. Pode-se empregá-la em diversas etapas da captação, desde a definição do ICP até o monitoramento de dados.

A automação será um dos diferenciais capazes de potencializar os resultados não apenas no número de vendas realizadas, mas também refletidos na imagem da corporação para o mercado e seu posicionamento mediante os concorrentes.

Saiba mais: Leads qualificados: importância de automatizar as vendas

SEO e Marketing de Conteúdo

O Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, na tradução, é uma estratégia que prepara um site ou páginas da web conforme às exigências dos buscadores.

De modo geral, ao aplicar o SEO, as empresas conseguem, por sua vez, estabelecer boas estratégias de Inbound Marketing (ou Marketing de Atração), como o Marketing de Conteúdo.

Isso ocorre porque quando um site atende às exigências dos mecanismos de busca, torna-se mais fácil alcançar bons posicionamentos, aumentando resultados como número de visitas e conversões. 

Levando em consideração o “novo normal”, a utilização dos meios digitais para busca de serviços e produtos apenas tende a crescer. Com isso, sua empresa sempre estará disponível para atender às dúvidas ou necessidades do seu público, não importa o canal.

Investimento em treinamento para os vendedores

Se teve uma coisa que as organizações perceberam durante a pandemia foi que é preciso sempre se manter atualizada. E, para tal, os treinamentos são imprescindíveis. 

Por essa razão, os investimentos em capacitação profissional dentro das empresas tende apenas a ganhar mais espaço nos próximos anos, garantindo às próprias instituições retornos como melhor eficiência do time, redução de custos e constantes otimizações.

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Melhor alinhamento entre marketing e comercial

Esse alinhamento tem sido analisado mesmo antes da crise sanitária atual. No entanto, com a impossibilidade de vendas presenciais ao decorrer da quarentena, as organizações entenderam a importância da prospecção de leads qualificados.

No entanto, isso apenas é possível quando ambas as equipes conseguem alinhar expectativas e falam “a mesma língua”.

Adequação de novas tecnologias

Por fim, para que a automação e transformação digital citadas sejam alcançadas pelas empresas, a adoção de novas tecnologias se tornará frequente no “novo normal”.

Entretanto, como abordado, isso não se dará apenas na área comercial, mas também em outros setores, como administrativo, financeiro e o operacional.

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