Quais as principais dificuldades de prospecção no Linkedin e como superá-las? Skip to main content

O Linkedin vem crescendo no gosto dos usuários neste últimos anos. Com o aumento dos usuários na rede, maior oportunidade para os vendedores fecharem vendas com seu público. No entanto, a plataforma tem apresentado algumas dificuldades que tornam mais difícil a prospecção no Linkedin.

A rede que começou com uma visão de facilitar o acesso dos recrutadores com os profissionais específicos para as vagas chegou a marca de mais de 50 milhões de usuários no Brasil. O interesse vai além de conseguir emprego na plataforma: ali proprietários de vários nichos encontram meios de estar promovendo seus negócios e encontrando novos parceiros.

Entretanto, ainda que o Linkedin dê mais chances de o vendedor alcançar leads e qualificá-los para a compra, a plataforma tem dificuldades que desafiam a performance de vendas para que ocorra de maneira efetiva.

Fique conosco nesse artigo e conheça as principais dificuldades de prospecção pelo Linkedin.

Quais as principais dificuldades de prospecção pelo Linkedin?

Para aumentar a lista de prospecção de clientes através de Linkedin, a equipe de vendas geralmente opta por formar novas conexões pela plataforma, o que possibilita que os vendedores atuem com suas técnicas de qualificação para encontrar mais clientes e colocar mais leads dentro do funil de vendas. 

Contudo, o Linkedin tem mostrado alguns obstáculos que tornam a performance de vendas ainda mais árdua, e por isso encontramos as principais dificuldades encontradas na prospecção no Linkedin, segundo o Henrique Segura, SDR da ASB.

Limitação do número de conexões

Há um limite de 100 conexões por semana para serem realizadas pelo administrador da página ou usuário, ainda que a pessoa não aceite o convite, e independe do tipo de assinatura ou do tamanho da rede do utilizador da rede, sempre vai ser o número de 100 conexões. Se quiser mandar convite para a 101 pessoa, vai ter que esperar a próxima semana.

Dificuldade de achar a persona ideal

O Linkedin é mais pensado para os recrutadores encontrarem os profissionais para vagas, e não para os vendedores encontrarem suas personas. Logo, é como uma bola vermelha em uma piscina de bolinhas: há bastante, mas tem dificuldade de selecionar pela diversidade do público da rede.

Pessoas que se conectam e não respondem

As pessoas têm todo o direito de dizer não ao convite de conexão e assim as empresas também devem respeitar sua privacidade. Porém, não deixa de ser uma dificuldade de como usar o Linkedin para prospectar clientes quando as pessoas não se conectam e não respondem o convite dos vendedores. 

Pessoas com perfil desativado

Muitos usuários criam perfis no Linkedin e o abandonam, e as mensagens e convites de conexão ficam no vácuo, na expectativa de serem respondidos. Seria interessante saber quando o perfil está desativado para fazer uma prospecção mais efetiva.

Empresas que ainda não investem no Linkedin e não tem uma página para os funcionários se identificarem como colaborador daquela empresa

Isso dificulta muito a atuação dos vendedores pois eles querem contatar a empresa, mas não encontram os funcionários na rede para iniciar o primeiro contato.  Com isso, a lista de prospecção de clientes fica na mesma ou menor pela falta de investimento de empresas na plataforma.

Algumas pessoas acham que o Linkedin é para se conectar só com pessoas conhecidas e não se conectam com pessoas que não conhecem

Muitos usuários confundem ou não reconhecem o papel do Linkedin em criar networking e fazer novas parcerias e acabam se fechando na sua própria bolha. Isso acaba limitando a performance de vendas de quem quer fechar com essas empresas que acabam ficando incontactáveis por decisão própria.

Como superar as dificuldades de prospecção pelo Linkedin?

Ao identificar as principais dificuldades na prospecção da plataforma, vejamos como contornar esses desafios.

Primeiramente, o número de conexões é engessado, logo há uma solução: há no perfil dos usuários informações de contato, que fornecem o número de telefone ou e-mail. Essa é uma alternativa para os vendedores persistirem em entrar em contato depois de terem extrapolado o número de 100 conexões por semana.

O InMail também é um recurso premium que permite que a pessoa mande mensagem sem ter feito o convite de conexão.

Veja mais: Como usar o LinkedIn para prospectar clientes

Para evitar perfis desatualizados, é bom se conectar com pessoas que são frequentes na rede para não ficar sem resposta.

Para encontrar a persona dentro da rede, é interessante produzir conteúdo no Linkedin que atraia leads qualificados para sua rede de contatos para que haja uma economia de tempo e de energia na prospecção de potenciais clientes.

Quando a empresa não investe no Linkedin, é interessante encontrar outra rede social ou outro meio de contato para promover a plataforma como forma de não só prospectar clientes para o negócio, mas também para levantar ainda mais a marca da empresa. Muitos influencers das redes vizinhas estão olhando com outros olhos o Linkedin e migrando para lá a fim de melhorar sua marca pessoal e ter mais parcerias. 

Logo, a prospecção no Linkedin apesar das dificuldades possui uma tremenda possibilidade de conversão para os vendedores explorarem. A limitação de perfis desatualizados ou de número de conexões por semana podem ser facilmente superadas por recursos da própria plataforma ou em ambiente externo ao Linkedin.

O crescimento da rede Linkedin é interessante não só para as divulgações de vagas, mas vem se tornando uma rede de networking e da construção da marca pessoal do seu negócio. Dessa maneira, consiste em uma plataforma cada vez mais proeminente para os vendedores aumentarem sua lista de prospecção de clientes.

 

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