Inteligência artificial na prospecção de novos clientes: quais os impactos? Skip to main content

As empresas do segmento B2B têm um desafio constante na prospecção de novos clientes para garantir vendas frequentes e receita previsível. As novas tecnologias, em especial a automação e a inteligência artificial, têm sido usadas para otimizar esse tipo de atividade.

Com isso, as áreas de vendas e marketing estão entre as mais impactadas pelos novos recursos. De acordo com estudo da Salesforce, 80% das equipes comerciais que adotam novas tecnologias melhoram a produtividade e 74% têm aumento nas vendas e na retenção de clientes.

A mesma pesquisa indicou que 92% das equipes de marketing de alto desempenho já usam aplicações de IA ou planejam implantá-las nos próximos 12 meses.

Para conhecer melhor a importância das tecnologias e da indústria 4.0 na prospecção de novos clientes, continue a leitura a seguir!

Leia também: Previsibilidade de receita: como gerar leads de maneira contínua?

Qual o impacto da indústria 4.0 nas empresas?

Inicialmente, é preciso conhecer o que é a indústria 4.0 e como ela tem influenciado as empresas mundialmente.

O conceito pode ser resumido como a aplicação das principais inovações tecnológicas nos processos operacionais e produtivos, como Internet das Coisas (IoT), automação, Inteligência Artificial e outras.

Apesar do potencial da área, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estima que menos de 2% das organizações no país estão inseridas na indústria 4.0. Já a expectativa para os próximos 10 anos é de que 15% das indústrias incorporem a proposta.

De acordo com a agência, a adoção da indústria 4.0 na matriz produtiva brasileira pode resultar na economia de R$ 73 bilhões ao ano. Isso porque as soluções trazem maior eficiência e produtividade à operação e redução dos custos.

Tais benefícios não se restringem às indústrias e podem ser replicados a todos os segmentos empresariais. Afinal, as tecnologias promovem a automação de atividades que antes eram manuais e otimizam os processos.

Além das vantagens em termos de produção, a automação e a inteligência artificial apresentam grande potencial quando inserida em marketing e vendas. Dessa maneira, afetam diretamente a prospecção de novos clientes.

Leia também: Indústria 4.0: o que muda no seu plano de vendas B2B

Como a inteligência artificial influencia a prospecção de novos clientes?

De acordo com a consultoria McKinsey, a área de vendas é uma das mais influenciadas pela automação e pela IA no momento. Até porque cerca de 45% das atividades e 40% do tempo gasto com ações relacionadas ao ato de vender podem ser automatizadas.

Neste cenário, a prospecção de novos clientes, alinhada ao conceito de indústria 4.0 e a incorporação de tecnologias, pode ser realizada em três passos. Veja!

1. Mapeamento

Inicialmente, a estratégia de prospecção inclui o mapeamento do perfil de cliente ideal (ICP) da marca e configuração de ferramentas de Big Data para encontrar potenciais clientes.

A tecnologia viabiliza uma fonte inesgotável de dados. O que mantém a prospecção constante e a geração de novas oportunidades comerciais continuamente.

Após esse mapeamento para levantar os potenciais clientes, entra a inteligência comercial. Neste processo, são usadas ferramentas com inteligência artificial para validação dos dados, pensando na qualificação dos leads que se adequam ao ICP da marca.

Leia também: Saiba como o Big Data ajuda na captação de clientes

2. Pré-venda

A etapa seguinte é a pré-venda, que consiste na nutrição e qualificação do lead antes da realização de propostas comerciais.

Para essa fase, são criados fluxos de cadência, com e-mails personalizados considerando as informações previamente coletadas e filtradas por inteligência artificial. Dessa forma, é possível engajar o lead, compreender mais detalhadamente as suas dores e mostrar os benefícios que podem ser alcançados com a solução ou produto.

Assim, a prospecção de novos clientes não é baseada apenas na geração do interesse inicial e coleta das informações básicas do lead. Mas também no engajamento e qualificação para efetivar a venda.

Com isso, a inteligência artificial ajuda a atrair mais leads qualificados e evita o envio de conteúdo, sem conhecer as necessidades de cada um.

Sem contar que é importante que a equipe realize ações de follow-up de modo consistente. Afinal, é fundamental acompanhar a evolução do lead nessa jornada de compra até que ele esteja maduro para envio para abordagem comercial.

Leia também: Como aumentar as vendas com pré-vendas?

3. Abordagem comercial

Após a pré-venda, o lead está qualificado e sabe o que esperar da solução oferecida. Ou seja, este é o momento em que está apto para conversar com o time de vendas.

Nesse tipo de processo de vendas, o vendedor fica então responsável por apresentar a proposta e negociar com o cliente. Isso porque toda a qualificação já foi realizada pela equipe de pré-vendas munida das informações mais relevantes obtidas com o Big Data e segmentadas pela inteligência artificial.

Quais resultados possíveis com essa nova metodologia?

A incorporação das ferramentas e tecnologias da indústria 4.0 no processo de prospecção de novos clientes garante uma série de benefícios, como:

  • Maior relevância dos contatos e proposta comercial para o potencial cliente;
  • Maior produtividade das equipes, pois processos importantes como o mapeamento dos leads são realizados automaticamente;
  • Maior inteligência de negócios com o uso da inteligência artificial para potencializar o processo de prospecção e qualificação;
  • Incorporação da inteligência comercial no processo, garantindo uso adequado dos dados coletados durante as etapas de vendas;
  • Geração de melhores oportunidades comerciais devido à prévia qualificação dos leads.

Portanto, são diversas as vantagens da prospecção utilizando inteligência artificial, automação e Big Data. O que impacta os resultados da empresa como um todo. Isso porque encurta o ciclo de vendas, reduz o custo de aquisição de clientes e aumenta a previsibilidade de receita.

Veja também: Prospecção ativa: 5 estratégias usadas pelos representantes comerciais de sucesso

Conheça a prospecção 4.0

Para revolucionar a forma como o seu negócio faz a prospecção de novos clientes e alcançar resultados sólidos, é preciso implementar novas estratégias de prospecção com o uso de tecnologias.

A ASB Marketing, agência especializada em empresas B2B, desenvolveu a prospecção 4.0, com aplicação de ferramentas de automação, Big Data e inteligência artificial.

Recentemente, firmamos uma parceria com o Mr. Turing, spin-off da Data H, que é uma aplicação de inteligência artificial pronta para ajudar nos processos de prospecção.

A solução conta com machine learning, aprendendo a partir de dados inseridos no sistema. Assim, consegue encontrar e obter informações assertivas sobre potenciais clientes. Tudo com o objetivo de aumentar a produtividade da equipe comercial, manter a geração de leads qualificados e proporcionar melhores resultados.

Com a união dessas tecnologias inovadoras e a metodologia personalizada de prospecção, nosso método aumenta o número de reuniões de proposta e fechamento de vendas B2B.

Para conhecer mais sobre a prospecção 4.0 e os benefícios da incorporação tecnológica no seu processo de vendas, confira nossa solução! Ficou interessado? Entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe nosso guia completa e entenda como aumentar as vendas B2B com tecnologia

Deixe uma resposta