Prospectar clientes: 4 micro-momentos do consumidor antes da compra Skip to main content

Toda empresa que precisa prospectar clientes deve estar atenta às mudanças e revoluções que ocorrem constantemente no mercado e no comportamento dos consumidores, para que suas estratégias sejam cada vez mais assertivas e realmente eficazes.

Os micro-momentos que vamos apresentar neste texto fazem parte de um conceito desenvolvido pelo Google, que nos ajuda a entender como funciona a dinâmica entre o consumidor e os mecanismos de busca, já que, hoje em dia, grande parte dos clientes pesquisam informações na internet antes de fazer uma compra ou fechar um negócio.

Quer conhecer melhor os 4 micro-momentos do consumidor e como eles podem te ajudar a prospectar clientes? Continue lendo este artigo!

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Quais são os micro-momentos do consumidor?

1- Eu quero saber

O micro-momento “eu quero saber” é quando a pessoa passa a se interessar por algum produto, serviço ou qualquer outra coisa que desperte seu interesse, seja porque algum conhecido lhe falou sobre, por ter sido impactado por um anúncio, por ter sentido a necessidade de ter algo assim, entre outros motivos que podem levá-lo a querer saber mais. Enfim, é neste momento que o consumidor começa a buscar informações nos mecanismos de busca, o que não quer dizer que ele vai tomar uma decisão de fato.

Leia também: Marketing de conteúdo épico: a estratégia que atrai clientes com menos marketing

2 – Eu quero ir

Este micro-momento também é outro muito utilizado por todos nós. Afinal, quem é que nunca fez uma busca na internet para saber a localização de determinado lugar, qual o restaurante mais próximo ou até mesmo descobrir a rota para um endereço?

Com a popularização dos smartphones e as ferramentas de geolocalização cada vez mais precisas, esse micro-momento cresceu bastante.

3- Eu quero fazer

Hoje em dia, com a facilidade de encontrar na internet uma infinidade de tutoriais, é muito comum que as pessoas queiram fazer diversas coisas em casa, que vão além de receitas culinárias. Costurar, consertar eletrônicos, customizar roupas e muito mais. Portanto, o “eu quero fazer” é um micro-momento recorrente e que, quando bem trabalhado, pode trazer grandes resultados para uma marca na internet.

4 – Eu quero comprar

Neste micro-momento, o consumidor busca informações sobre a qualidade e confiabilidade das marcas que vendem o que ele quer comprar, faz o comparativo de preços, analisa os comentários positivos e negativos de outros clientes e tudo o que for importante para ajudá-lo na decisão.

Leia também: Consultoria de marketing digital: como medir resultados?

Como usar os micro-momentos para prospectar clientes?

Entender o comportamento de busca dos consumidores é um dos pontos-chave para criar e aplicar uma estratégia de inbound marketing altamente eficaz, sendo o ponto de partida para prospectar clientes.

Ter todos esses dados alinhados com os setores da companhia é fundamental para que o contato com o cliente seja personalizado, com base no que ele realmente deseja e no momento em que ele está, aumentando as chances de conversão.

Leia também: Marketing de conteúdo: entenda o crescimento dessa estratégia de vendas

Como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa na prospecção de clientes?

A ASB Marketing oferece uma consultoria completa em Inbound Marketing, realizando o planejamento e produção de conteúdo para blogs, redes sociais, materiais ricos, fluxos de e-mail e mais.

Além disso, ajudamos sua empresa a identificar o perfil de seus prospects e o que eles buscam, ajudando sua equipe comercial a desenvolver uma abordagem mais eficaz.

Mas não para por aí! Para você prospectar clientes mais rápido, oferecemos também  a solução Climber – que é a junção do inbound marketing com uma técnica que gera e qualifica leads por meio de big datas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

Deixe uma resposta