Toda empresa que precisa prospectar clientes deve estar atenta às mudanças e revoluções que ocorrem constantemente no mercado e no comportamento dos consumidores, para que suas estratégias sejam cada vez mais assertivas e realmente eficazes.
Os micro-momentos que vamos apresentar neste texto fazem parte de um conceito desenvolvido pelo Google, que nos ajuda a entender como funciona a dinâmica entre o consumidor e os mecanismos de busca, já que, hoje em dia, grande parte dos clientes pesquisam informações na internet antes de fazer uma compra ou fechar um negócio.
Quer conhecer melhor os 4 micro-momentos do consumidor e como eles podem te ajudar a prospectar clientes? Continue lendo este artigo!
Quais são os micro-momentos do consumidor?
1- Eu quero saber
O micro-momento “eu quero saber” é quando a pessoa passa a se interessar por algum produto, serviço ou qualquer outra coisa que desperte seu interesse, seja porque algum conhecido lhe falou sobre, por ter sido impactado por um anúncio, por ter sentido a necessidade de ter algo assim, entre outros motivos que podem levá-lo a querer saber mais. Enfim, é neste momento que o consumidor começa a buscar informações nos mecanismos de busca, o que não quer dizer que ele vai tomar uma decisão de fato.
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2 – Eu quero ir
Este micro-momento também é outro muito utilizado por todos nós. Afinal, quem é que nunca fez uma busca na internet para saber a localização de determinado lugar, qual o restaurante mais próximo ou até mesmo descobrir a rota para um endereço?
Com a popularização dos smartphones e as ferramentas de geolocalização cada vez mais precisas, esse micro-momento cresceu bastante.
3- Eu quero fazer
Hoje em dia, com a facilidade de encontrar na internet uma infinidade de tutoriais, é muito comum que as pessoas queiram fazer diversas coisas em casa, que vão além de receitas culinárias. Costurar, consertar eletrônicos, customizar roupas e muito mais. Portanto, o “eu quero fazer” é um micro-momento recorrente e que, quando bem trabalhado, pode trazer grandes resultados para uma marca na internet.
4 – Eu quero comprar
Neste micro-momento, o consumidor busca informações sobre a qualidade e confiabilidade das marcas que vendem o que ele quer comprar, faz o comparativo de preços, analisa os comentários positivos e negativos de outros clientes e tudo o que for importante para ajudá-lo na decisão.
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Como usar os micro-momentos para prospectar clientes?
Entender o comportamento de busca dos consumidores é um dos pontos-chave para criar e aplicar uma estratégia de inbound marketing altamente eficaz, sendo o ponto de partida para prospectar clientes.
Ter todos esses dados alinhados com os setores da companhia é fundamental para que o contato com o cliente seja personalizado, com base no que ele realmente deseja e no momento em que ele está, aumentando as chances de conversão.
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