Você provavelmente já ouviu o dito popular sobre “nadar, nadar e morrer na praia”, não é? Pois saiba que é justamente isso que acontece quando há a intenção de prospectar clientes, porém sem que haja a definição do público-alvo antes.
Conhecer o público-alvo é um dos primeiros passos até mesmo para criar um produto ou serviço. Ou seja, ele deve ser definido muito antes da etapa da venda. Assim sendo, de nada adianta intensificar a prospecção se quem você está abordando não é alguém que queira fechar negócio. É perda de tempo!
Como sabemos que isso pode ser comum, resolvemos listar algumas dicas para que você faça a prospecção de maneira correta. Confira!
Defina uma persona
Quem já ouviu falar sobre Inbound Marketing, provavelmente, também já deve ter ouvido falar sobre as personas. Esse termo diz respeito a uma definição de cliente ideal que vai muito além do público-alvo.
Além de saber informações básicas sobre o público como idade, gênero, onde mora e formação acadêmica, por exemplo, é possível conhecer mais a fundo quem pode se interessar pelo seu produto ou serviço.
Com a persona é possível entender detalhadamente o público. Quem são os possíveis compradores, o que gostam de fazer, o poder aquisitivo de cada um, o estilo de vida, quais são suas características pessoais, entre outras informações.
Isso vai te dar muito mais fundamento no momento de prospectar clientes para criar empatia e ser persuasivo, justamente com aquilo que é interessante para o público.
Conheça o negócio para prospectar clientes
Não é possível vender algo que você não conhece ou não acredita. Seja um produto ou serviço, a pessoa que você está abordando deve sentir completa confiança de que aquele emissor sabe o que está falando, tem total certeza sobre as informações prestadas e passa credibilidade ao que está vendendo.
Portanto, antes de iniciar a prospecção, uma dica é perguntar e tentar resolver possíveis questionamentos dos clientes.
Crie empatia
A empatia é fundamental para qualquer vendedor. Prospectar clientes significa criar vínculos com eles, ser alguém agradável de conversar, que seja atencioso, prestativo e tudo o que envolva as práticas de persuasão.
Conte com quem saiba fazer
A melhor forma de prospectar clientes do público-alvo certo é contar com quem realmente saiba fazer. Uma agência de marketing digital especialista no assunto e em todas as estratégias que tragam bons resultados de vendas, com certeza, pode oferecer resultados importantes para o seu negócio.
Agora que você já sabe que prospectar clientes do público-alvo certo é única maneira de alcançar resultados satisfatórios, está na hora de colocar as ações em prática. Entre em contato conosco e saiba como podemos otimizar suas vendas!