taxa de conversão de vendas ideal

Para conseguir alcançar o sucesso da sua empresa é necessário muito planejamento e passar horas realizando análises e relatórios de diversas informações e dados relevantes sobre a atual situação da empresa.

Entre as diversas taxas que existem na gestão de uma empresa, a taxa de conversão de vendas é uma das mais importantes, pois revela quanto sua empresa está vendendo.

Com isso, é possível identificar se as vendas estão favoráveis ou não para o desenvolvimento saudável da empresa. Porém, você sabe como calcular a taxa de conversão de vendas corretamente e qual a taxa de conversão de vendas ideal para sua empresa?

Neste artigo, falaremos tudo sobre esse assunto, assim, você poderá colocar em prática na sua empresa e otimizar os resultados de suas vendas. Confira!

O que é taxa de conversão de vendas?

A taxa de conversão de vendas é uma métrica muito utilizada para mensurar quantas pessoas passaram de prospects para clientes, ou seja, é a quantidade de conversões realizadas e que geraram vendas na sua empresa.

É o número que mostra qual porcentagem da audiência converte e de fato traz resultados para o negócio.

Por isso, é importante explicar que esse indicador não é apenas uma métrica de vendas, mas sim um número importante de ser analisado para entender quantas oportunidades ao longo de todo o funil viram negócios fechados, ou seja, quantos visitantes se tornam clientes.

Para você ter uma ideia de quão importante as taxas de conversão de vendas são, separamos alguns dados sobre o fechamento de vendas.

  • As relações típicas de fechamento de indicações de negócios são entre 50% a 80%.
  • A taxa de conversão de leads quentes é entre 30% a 70%.
  • A taxa de conversão de prospecções frias com leads qualificados varia entre 20% a 35%.
  • Além disso, a média de conversão de leads semi-qualificados gira em torno de 10%.

Ou seja, as taxas de conversão revelam diversas coisas sobre todo o seu negócio, apresentando oportunidades e fraquezas que podem ser utilizados para otimizar a empresa e, consequentemente, aumentar ainda mais o número de vendas.

 

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Como calcular a taxa de conversão de vendas?

Antes de identificarmos qual a taxa de conversão de vendas ideal, é necessário saber como realizar o cálculo dessa taxa. 

Fazer isso é fácil. Para calcular a taxa de conversão de vendas, basta dividir o número de conversões pelo número de visitas ou contatos totais.

Por exemplo, se em um mês seu site recebeu 5.000 visitas e teve 1.500 vendas, então a taxa de conversão é de 30%.

A fórmula da taxa de conversão é:

(Conversões no período / total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%)

Na hora de realizar o cálculo, é importante utilizar dados de um mesmo período para que não haja contradições nos resultados.

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Qual a taxa de conversão de vendas ideal?

Agora, qual a taxa de conversão de vendas ideal? A grande realidade é que isso depende muito e é influenciado por diversos fatores, como o seu segmento de mercado, sazonalidades, economia e muito mais.

Sendo assim, o recomendável é que você faça um estudo aprofundado sobre o mercado e esteja frequentemente avaliando a taxa de conversão da sua empresa.

Para uma loja, por exemplo, as conversões de vendas em períodos como o natal e a Black Friday são muito maiores do que no restante do ano. Porém, para uma empresa B2B, que oferece a prestação de serviços para outras empresas, essa taxa não é tão alta nesses períodos e isso não significa que a empresa está em crise ou que existe um problema para ser resolvido.

Para entender melhor a realidade da empresa, é possível realizar algumas perguntas que podem servir de guia para identificar qual a taxa de conversão de vendas ideal.

  • Por que a taxa está dessa forma? 
  • Elas ainda não estão maduras o suficiente para fechar negócio com a minha empresa? 
  • É preciso nutri-las com materiais ricos? 
  • A abordagem do time de vendas não é convincente?

Com isso em mente, você pode entender onde é necessário melhorar para que sua taxa de conversão de vendas aumente e traga mais resultados para sua empresa.

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

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