CASE DE SUCESSO - SAP

Parceria e know-how em táticas de inbound e prospecção ativa

“A SAP Concur era uma solução nova para o mercado e nós ainda não tínhamos uma base nem contatos de possíveis clientes para trabalhar. Além disso, sendo uma ferramenta nova, nós precisávamos de um crescimento exponencial no Brasil. Neste sentido, identificamos a importância de contar com um apoio para aumentar a geração de leads e impactar o pipeline de vendas. Como falamos todo ano em crescer 40%, 50% ou mais, é fundamental incrementar o pipeline. Então, nossa maior necessidade era a geração de receita e consequentemente melhorar o pipeline de vendas. Por isso, fomos em busca de um parceiro.

O início da conversa com a ASB Marketing foi em cima desse cenário para alavancar o volume de leads para a SAP Concur. A parceria entre a ASB Marketing e a SAP Concur ocorreu pela própria metodologia de prospecção ativa, que posteriormente passamos a usar. Eu fui impactado pela cadência de e-mails da ASB, recebendo o e-mail de prospecção bem na hora que eu procurava sobre como crescer o volume de geração de leads. Ou seja, o processo já se mostrava eficiente.

Durante a implementação da estratégia de prospecção ativa, tivemos um grande volume de atividades e, para que o resultado atingisse 100% o esperado, contamos com o apoio e a integração dos serviços prestados pela ASB, o que vai desde a geração de conteúdo até a ativação tanto do inbound marketing (prospecção por atração) quanto da prospecção ativa. Com isso, o objetivo é que o processo seja realizado de forma efetiva.

Hoje, é nítido o impacto em volume de pipeline e em volume de leads que nós começamos a gerar em cima do trabalho desenvolvido em parceria.”

Rodrigo Murad

Diretor de Marketing na SAP Concur

Resultados alcançados

No ano passado, o volume de pipeline aumentou em torno de 20% a 25% com a metodologia de prospecção ativa da ASB Marketing, em relação ao período anterior.

Com o processo realizado em parceria com a ASB, registramos um volume maior de leads gerados e de oportunidades para a área comercial trabalhar, mantivemos a qualidade do pipeline e fechamos algumas oportunidades. Ou seja, o benefício direto foi o aumento de vendas.

Como atingimos os resultados na SAP Concur?

Planejamento das estratégias digitais

Desenvolvemos um planejamento de marketing digital completo, envolvendo a criação de personas para os processos de marketing por atração e prospecção ativa, a indicação de materiais educativos (e-books, whitepapers, infográficos), landing pages, e-mails marketing, fluxos de nutrição, calendário editorial e demais ações estratégicas de outbound marketing.

Criação de personas estratégicas para o negócio

Ao todo, foram criadas duas personas para o projeto, com maior foco no perfil financeiro, contemplando os segmentos mais estratégicos para a SAP Concur: varejo, manufatura/indústria e bens de consumo. Escrevemos os conteúdos de blog semanalmente para cada uma delas, com foco em atingir as dores, necessidades e os desafios deste público.

Como resultado, conquistamos um aumento significativo de engajamento, credibilidade e reputação da marca, além de impulsionar o tráfego para o site e gerar melhores resultados pelo inbound (marketing por atração).

Produção de conteúdo digital

Nosso desenvolvimento de conteúdo para blog é semanal, com publicações voltadas para atingir as necessidades das personas estratégicas para o negócio. Para a produção, nos baseamos na análise de palavras-chave, que é revisada a cada dois meses. A SAP Concur possui 4405 palavras-chave, sendo 168 mais estratégias e ranqueadas entre as 5 primeiras páginas, 104 delas na primeira página e 9 snipets potenciais para a persona financeira, de acordo com as buscas mensais, competitividade, concorrência orgânica, concorrência paga e custo por clique.

A partir disso, elaboramos pautas com aderência ao público e segmento da empresa. O objetivo é aumentar a conversão dos visitantes do site e trazer leads de forma orgânica e natural por meio de formulários de contato, materiais educativos e newsletter.

Social Engagement

Desenvolvemos conteúdos originais e relevantes para o LinkedIn, rede social profissional, do parceiro Rodrigo Murad, do Ricardo Kazuo e do time comercial, a fim de gerar valor para seu público, ampliando o engajamento, a base de contatos e criando relacionamento com potenciais clientes. Também criamos o Pulse no LinkedIn, que são pequenos artigos para estimular a interação.

Análise de dados e entrega de relatórios mensais

Ao fim de cada mês, entregamos um relatório para o cliente com os principais resultados do período, enumerando as ações realizadas e as próximas demandas que serão entregues no mês seguinte. Além disso, de acordo com a análise dos dados, adicionamos recomendações de novas estratégias para atingir os resultados esperados.

Geração de demanda

Semanalmente, prospectamos 100 leads qualificados nos big datas (400 no mês), baseados nas personas predefinidas a partir dos direcionamentos do cliente.

De fevereiro a dezembro de 2019, geramos 20% a 25% de aumento de receita para SAP Concur, o qual foi decorrente das oportunidades geradas no processo de prospecção ativa.

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