Por que criar um script de vendas para sua área comercial? Veja 9 razões Skip to main content

O script de vendas pode ser definido como uma espécie de “guia comercial”. Ou seja, esse documento porta todas as tarefas dos vendedores durante as negociações, assim como as estratégias envolvidas, perfil do cliente em potencial e outras ações.

Uma das principais intenções por trás da criação de um script de vendas é a facilidade que esse material proporciona. Na prática, permite melhor adequação da atual equipe, como também treinamento de novos colaboradores, deixando, rapidamente, todos do time na mesma página.

Outro aspecto essencial desse documento é a possibilidade de corresponder ao momento atual do mercado, visto que o mundo B2B está em constantes mudanças, especialmente no que diz respeito às vendas remotas

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento recente da McKinsey, 70% dos gestores estão preparados para fechar negócios de maneira remota.

Mas, afinal, essas características citadas justificam a elaboração de um script de vendas? Se você acredita que não, elaboramos um conteúdo completo com 9 razões para produzir esse documento. Continue com a sua leitura e saiba mais.

Você pode se interessar: Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”?

9 razões para criar um script de vendas para sua área comercial

Dentre as principais razões para criar um script de vendas, encontram-se: 

1 – Pode ser facilmente replicado para a equipe

Muitas vezes, os gestores comerciais acabam “perdendo a mão” da equipe de vendas por não conseguirem replicar as estratégias a longo prazo, principalmente com a rotatividade natural dos funcionários. 

Com isso, o script de vendas acaba ocupando um espaço essencial nas ações comerciais, pois permite fácil replicação dessas iniciativas por toda a equipe e inibe riscos do chamado “telefone sem fio”, ou seja, informações repassadas desconexamente.

2 – Permite constantes melhorias com o tempo

Uma outra vantagem do script de vendas que precisa ser citada é a possibilidade de melhorias com o tempo. 

Não trata-se de uma estratégia imutável, muito pelo contrário, pode se adequar facilmente à realidade das empresas ou momento do mercado, tudo conforme metas da equipe e ações para expansão dos negócios.

É possível, inclusive, incorporar cada vez mais novas metodologias e ferramentas nos processos comerciais, como também, iniciativas para colocar a sua organização na corrida pela tão sonhada “transformação digital”. O script de vendas permite a inicialização no chamado Comercial 4.0.

3 – Aumenta a preparação da equipe

Como citado, essa ação permite preparar o time conforme as ações do seu negócio e de acordo com as necessidades do seu cliente.

Por outro lado, um script de vendas viabiliza a identificação de gargalos ou deficiências nas habilidades do time. Com isso, os gestores de vendas podem implementar treinamentos para maximizar a eficiência dos colaboradores. 

4 – Centraliza as práticas e estratégias da empresa

A centralização de informações proporciona um gerenciamento muito mais direcionado e assertivo, potencializando os resultados gerados. Esse é outra vantagem que o script de vendas traz para as organizações.

Saiba mais: 7 passos para aplicar treinamentos de vendas B2B

5 – Torna o atendimento comercial mais humano e personalizado

Com as mudanças no comportamento do consumidor, a importância do atendimento ao cliente tem ganhado um espaço especial nas atividades comerciais, isso porque as antigas abordagens não surtem mais efeitos. 

Com isso, o planejamento prévio permite um processo de interação muito mais humano, com alto teor de personalização, empatia e otimização. 

6 – Ajuda a treinar novos vendedores

Conforme citado, o script de vendas não é apenas um documento que guia a atuação da equipe atual, mas também ajuda no treinamento e interação de novos colaboradores.

Dessa forma, a empresa consegue reduzir custos e evitar erros na operação que possam atrapalhar os resultados do time ou, ainda, gerar prejuízos.

Saiba mais: Qual é o papel do Inside Sales na transformação digital em vendas B2B?

7 – Aumenta a produtividade do time 

Outro aspecto desse guia que deve entrar na lista de benefícios a serem levados em consideração no momento de adotar essa estratégia, sem dúvidas, é o ganho em produtividade e eficiência do time

Na prática, as organizações conseguem maximizar a atuação de toda a equipe e planejar a expansão dos negócios, com um projeto a longo prazo. 

8 – Mantém a equipe focada no essencial

Lembra-se que falamos a respeito das perdas de informações ao longo do caminho? Pois bem, isso também pode ser relacionado ao foco do time. 

Por sua vez, a elaboração de um script de vendas mantém toda a equipe em direção às melhores práticas para alcançar os objetivos centrais da empresa, sempre no essencial.

Inclusive, isso pode ser facilmente medido por meio de indicadores estratégicos, que permitem acompanhamentos constantes da efetividade dessas iniciativas.

9 – Permite fácil adaptação aos mais diversos cenários

Por fim, o cenário atual, marcado pela crise econômica e sanitária, suscitou a necessidade de fácil adaptação das organizações que desejam sobreviver e continuar competitivas às mais diversas possibilidades do mercado.

Com isso, o script de vendas permite essa adequação agilizada, independentemente de qual seja a precisão atual do setor ou, até mesmo, da própria corporação.

Veja também: SPIN Selling: como essa metodologia acelera as vendas?

Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas que fornece aos seus parceiros de negócios soluções inovadoras para potencializar os resultados comerciais, como a Prospecção Ativa 4.0, Marketing de Atração e Consultoria de Vendas.

Com ferramentas tecnológicas, como Big Datas e Inteligência Comercial, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos por meio de uma cadência de e-mails personalizada e totalmente automatizada.

Quando esse contato está preparado para negociar com a sua empresa, o repassamos ao seu time de vendas apenas para fechar a negociação. 

Além disso, prestamos todo suporte para implementação do Inbound Marketing, elaboração do script de vendas e adoção de metodologias comerciais.

Por meio dessas ações, garantimos aumento das vendas, otimização de processos, melhor eficiência da equipe e vantagens competitivas. 

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato com o nosso time!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

Deixe uma resposta