seo google

Aparecer no topo da primeira página de buscas é um desejo que muitos têm, mas poucos conseguem alcançar. Esta posição privilegiada é sinônimo de maior visibilidade, mais cliques e, consequentemente, mais acessos. No entanto, alcançar este marco não é uma tarefa simples.  

Requer um entendimento sólido de como funcionam os mecanismos de busca, além de uma estratégia sólida de otimização para motores de busca (SEO). 

Neste artigo, vamos explorar a importância do posicionamento nos mecanismos de busca e os passos necessários para aparecer no topo da primeira página. 

A Importância do Posicionamento na Primeira Página 

De acordo com a Advanced Web Ranking, os resultados que aparecem no topo da primeira página de resultados de pesquisa recebem o maior número de cliques. No gráfico abaixo, atualizado em abril de 2022, o Click Through Rate (CTR) médio para buscas realizadas em dispositivos mobile e desktops fica na faixa de 30%.  

Isso significa que 1 a cada 3 cliques realizados nas páginas de buscas acontecem no primeiro link que aparece para o usuário. 

Os primeiros três links nos resultados de pesquisa do Google concentram 54% de todos os cliques, tornando o trabalho de SEO mais crucial do que nunca para empresas que desejam aumentar sua visibilidade online. Portanto, a questão é: como chegar ao topo da primeira página dos resultados de pesquisa? 

 

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Rastreamento, Indexação e Exibição de Resultados 

Antes de mergulharmos em técnicas de SEO, precisamos entender o trabalho por trás dos resultados de pesquisa. Três principais processos contribuem para a forma como os resultados de pesquisa são exibidos: Rastreamento, Indexação e Exibição de resultados. 

Rastreamento 

O rastreamento é o processo pelo qual os robôs do Google identificam as páginas para enviá-las ao índice do buscador. Eles usam algoritmos para definir a priorização e a frequência de indexação das páginas. 

Indexação 

Em seguida, o Googlebot processa cada uma das páginas rastreadas para incluí-las no seu índice, um gigante banco de dados. Aqui, informações como conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados estruturados são indexadas. 

Exibição de resultados 

Quando ocorre uma consulta, uma pesquisa de páginas correspondentes é feita no índice do Google, exibindo os resultados mais relevantes. Essa relevância é determinada por mais de 200 fatores de ranqueamento. 

Fatores de Ranqueamento do Google 

A relevância e a priorização dos resultados de pesquisa do Google são baseadas em mais de 200 fatores de ranqueamento. A Backlinko listou esses fatores, dentre os quais podemos destacar dez principais: 

  1. Page Authority/PageRank
  2. Autoridade do domínio
  3. Relevância de links
  4. Conteúdo original e de qualidade
  5. Tamanho do conteúdo
  6. Palavra-chave no título
  7. Palavra-chave no conteúdo
  8. Tempo de permanência na página
  9. Velocidade de carregamento da página
  10. Design responsivo

Além disso, a pesquisa da Semrush realizada em 2017 identificou os cinco fatores mais importantes: visitas diretas no site, tempo de visita, quantidade de páginas acessadas, taxa de rejeição e total de domínios de referência. 

 

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Estratégias para Aumentar a Visibilidade 

Considerando os fatores acima, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para aumentar a visibilidade do seu site. 

  1. Mobile-first: Garanta que o design do seu site seja responsivo e ofereça a melhor usabilidade em qualquer dispositivo.
  1. Experiência do usuário (UX): Um site deve ser fácil de usar. Ter um site seguro também é crucial para retenção de usuários.
  1. Velocidade da página: A velocidade de carregamento da página é crucial para manter a taxa de rejeição baixa e aumentar a satisfação do usuário.
  1. Otimização On-Page: É vital otimizar cada aspecto de suas páginas para facilitar a navegação e melhorar a experiência do usuário.
  1. Links internos e externos: A estratégia de linkagem é fundamental para transferir autoridade dentro ou fora do seu domínio.

 

Saiba mais: O papel da nutrição de leads na conversão de vendas 

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.  

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.  

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas. 

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing. 

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