SPIN Selling: como essa metodologia acelera as vendas? Skip to main content

O mercado de vendas tem crescido cada vez mais e, por essa razão, novas metodologias estão ganhando espaço nos últimos anos, como é o caso do SPIN Selling.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a segunda quinzena de agosto marcou uma melhora na percepção de 52,6% das empresas em relação ao mercado. 

Nesse sentido, apesar da pandemia do novo coronavírus ter impactado negativamente as organizações, a retomada gradual da economia é um dos fatores que têm inspirado os gestores de vendas a maximizarem as iniciativas comerciais, especialmente como forma de atender às novas demandas.

Mas, afinal, o que é SPIN Selling, quais os aspectos dessa metodologia, como implementar e quais os benefícios? Se todos esses questionamentos rondam a sua mente, continue com a sua leitura que os responderemos ao decorrer do conteúdo a seguir.

Você pode se interessar: Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”?

O que é SPIN Selling?

Na prática, o SPIN Selling é uma metodologia de vendas que surgiu em meados dos anos 80. Essa estratégia foi criada por Neil Rackham, autor, consultor e acadêmico que identificou alguns problemas comerciais que as empresas da época enfrentavam.

Basicamente, essas dificuldades percebidas por Neil há quase 40 anos atrás continuam bastante presentes: os obstáculos para entender o cliente. 

Com base nisso, o autor britânico estabeleceu alguns passos para conseguir mapear o perfil do consumidor ao decorrer da negociação, o que ele chamou de SPIN, sigla que significa:

  • S – Situação: contexto do prospect e suas informações iniciais;
  • P – Problema: sondar os desafios que o cliente possui;
  • I – Implicação: apresentar como os problemas identificados no tópico anterior implica nos resultados do cliente;
  • N – Necessidade de Solução: elaborar uma apresentação para solucionar esses desafios.

Leia mais: O que é SPIN Selling e como aplicar na minha área comercial?

Como implementar esse processo?

O primeiro passo para implementar o SPIN Selling é entender que essa metodologia é extremamente personalizável e aplicável totalmente às necessidades do consumidor. O que isso quer dizer? É preciso estudar muito bem o perfil do seu cliente em potencial.

Com isso em mente, realize um planejamento que comece desde a prospecção, potencializando a geração de leads aderentes ao seu ICP e, consequentemente, à sua solução.

É importante também implementar ações efetivas para nutrição desses leads pelo funil de vendas, afinal, consumidores sem informações apropriadas dificilmente engajam e chegam na fase de decisão de compra. 

Nessas primeiras etapas já é possível identificar algumas informações do seu prospect, como a realidade da empresa em questão (decisores, número de funcionários, local de atuação, mercado e outros dados semelhantes) e desafios. 

No entanto, não cometa o erro de achar que apenas essas informações são suficientes para fechar vendas efetivas

Pelo contrário, quanto mais insumos você reúne antes da reunião comercial, mais materiais você terá para entender o cliente ao decorrer da interação e, por sua vez, estabelecer as melhores soluções.

Por fim, não deixe de treinar o seu time de acordo com as melhores práticas comerciais e, principalmente, considerar a experiência do consumidor durante toda a implementação do SPIN Selling

Saiba mais: 7 benefícios de contar com uma consultoria de vendas

Por que o SPIN Selling acelera as vendas?

Muitos gestores possuem dúvidas a respeito da efetividade do SPIN Selling no aumento das vendas. Nesse sentido, confira alguns aspectos dessa metodologia que acelera os resultados na área comercial:

Aproxima o consumidor em potencial da solução ideal

Você já deve ter percebido que o objetivo central dessa estratégia de vendas é oferecer ao cliente uma solução totalmente customizável de acordo com suas necessidades.

Com base nisso, o SPIN Selling aproxima o consumidor em potencial da melhor solução para o seu problema, promovendo parcerias baseadas em trocas de benefícios e, consequentemente, negociações a longo prazo.

Inclusive, isso auxilia a organização em questão no crescimento orgânico e natural da carteira de clientes por meio de indicações de consumidores já retidos. 

Auxilia na personalização da proposta comercial

Apesar da sua empresa possuir um perfil de cliente estabelecido, acredite, cada contato que faz parte do seu funil de vendas possui uma necessidade distinta. 

Por essa razão, é possível esquematizar sempre propostas comerciais diferentes e personalizadas, apresentando a melhor resposta para as “dores” daquele consumidor em específico. 

Veja também: Prospecção ativa: como vender por videochamadas?

Reduz o fluxo de vendas

O ciclo comercial B2B já é maior do que o B2C. No entanto, alguns aspectos da interação de vendas torna essa fase de negociação ainda mais extensa e pode prejudicar o relacionamento da empresa com o lead.

Por isso, o SPIN Selling atua diretamente na redução do fluxo de vendas, promovendo uma jornada de compra efetiva e, consequentemente, aumentando o número de negócios fechados.

Acelera a transformação digital

Por fim, para que essa metodologia seja realmente implementada, é imprescindível adotar ferramentas que comportem toda a operação na geração de dados específicos, interação com o lead, preparação das propostas comerciais e outras necessidades.

Com isso, a empresa consegue acelerar a transformação digital e inovação na operação, otimizando os fluxos e alcançando redução de custos. 

Saiba mais: Quais os benefícios de elaborar um planejamento para geração de leads qualificados?

Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas B2B que fornece aos seus parceiros soluções inovadoras, como a Prospecção Ativa 4.0, Marketing de Atração e Consultoria de Vendas.

Contando com Inteligência Comercial e Big Datas, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.

Quando o contato está na fase de decisão de compra, o repassamos para o seu time comercial apenas efetivar a venda. 

Com isso, garantimos previsibilidade de receitas, a implementação de metodologias práticas na área de vendas, como o SPIN Selling, minimização de gastos, otimização de processos, aumento dos seus resultados comerciais e geração de leads constantes.

Deseja saber mais sobre a ASB Marketing? Entre em contato agora mesmo e veja como podemos ajudar a alavancar os retornos da sua empresa!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.

Deixe uma resposta