Técnicas de prospecção de clientes: como o agile sales pode otimizar os resultados Skip to main content

Com as constantes mudanças no comportamento do consumidor, as empresas estão cada vez mais adotando novas técnicas de prospecção de clientes, como é o caso do agile sales.

Na prática, essa tática pode ser definida como adesão de medidas tecnológicas combinadas aos processos de vendas

Também conhecida como vendas ágil, tem por objetivo aumentar o número de negociações minimizando as etapas de comercialização e atendendo os consumidores das melhores maneiras possíveis.

De modo geral, o agile sales pode ser implementado em qualquer companhia, isso porque suas ações são facilmente adaptáveis às necessidades das organizações, seus públicos e produtos ou serviços oferecidos.

Mas, afinal, como essa técnica pode auxiliar na integração de resultados escaláveis e na otimização de procedimentos? Para te ajudar a entender mais sobre essa prática e as maneiras para implementação, preparamos um conteúdo completo. Confira.

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Como funciona o processo de vendas ágil?

As vendas ágeis são pautadas em algumas bases essenciais que, por sua vez, podem ser resumidas em: inovação tecnológica, trabalho em equipe, interação e automatização.

A combinação dessas dinâmicas às técnicas de prospecção de clientes exige não apenas o uso de ferramentas adequadas, mas também uma mudança completa no mindset da empresa e dos funcionários. 

Por isso, em grande parte das vezes, a aplicação do agile sales na instituição é acompanhada de significativas alterações organizacionais, que permitem adequações escaláveis no time comercial.

Outro pilar importante das vendas ágeis é a experiência do usuário. Ou seja, nessa estratégia, a percepção e o sentimento do consumidor são considerados em todas as etapas de negociações, desde a captação até o pós-venda

A principal razão para isso é que o agile sales visa pautar as abordagens com o potencial cliente em soluções práticas e diretas para suas “dores”. 

Com isso, gera-se melhor poder de conversão e rápidas decisões de compras. Resultado? Aumento das vendas e da receita.

Veja como implementar o agile sales em suas técnicas de prospecção de clientes

Como citado, a implementação do agile sales nas técnicas de prospecção de clientes exige uma série de adaptações organizacionais. 

Apesar de ser um processo desafiador, é possível adaptá-lo de maneira prática e rápida. Veja abaixo alguns passos bastante eficazes para aplicação desse recurso metodológico. 

Planejamento

De acordo com o artigo do Hubspot, os sprints são uma das maneiras mais assertivas de iniciar um planejamento de vendas ágeis. Basicamente, podem ser entendidos como “projetos a curto prazo”, cuja duração varia entre uma e três semanas. 

Dentro dos sprints são definidos todos os passos de organização de uma determinada iniciativa, com tarefas já distribuídas e prazos.

Nesse sentido, para integração do agile sales às técnicas de prospecção de clientes da sua empresa, é fundamental que os sprints considerem todos os aspectos que devem ser alterados. Os mais populares são:

  • Adesão de novas plataformas;
  • Treinamento do time;
  • Mudanças no escopo de vendas;
  • Duração do ciclo de vendas;
  • Características do ciclo de vendas;
  • Métricas.

Abrir um sprint para funcionamento do agile sales permite que a sua organização consiga realizar todas as mudanças necessárias de maneira prática e rápida.

Entretanto, esse processo não faz parte de todo o planejamento. Isso porque, é fundamental que, durante essa fase, a sua companhia realize uma completa pesquisa de mercado e entenda profundamente o comportamento do seu cliente em potencial.

Afinal, quais são as preferências do seu público? Ou fases de negociações? Você sabe as dores das suas personas? Suas necessidades?

Todas essas informações te darão base suficiente para desenvolver a solução perfeita aos seus consumidores. Como também, você conseguirá encontrar uma abordagem que faça jus às suas predileções.

Veja mais: Como a equipe de pré-vendas melhora o processo de prospecção ativa

Comunicação assertiva

Não podemos falar sobre técnicas de prospecção de clientes e vendas ágeis sem citar a comunicação como fator crucial para implementação dessas técnicas.

Para que você entenda a importância desse tópico, lembre-se: a interação é a responsável por toda e qualquer tipo de percepção que o seu cliente em potencial teve com a sua empresa. Ela que ditará se será uma experiência negativa ou positiva.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados de uma pesquisa da Accenture feita em 2016, 52% dos respondentes disseram que mudaram de fornecedor após um atendimento ruim

Já um relatório recente da mesma empresa nos revelou que consumidores insatisfeitos são mais propensos a buscarem negociações com a concorrência. 

Por isso, viabilizar uma interação assertiva e dinâmica é o cerne para a aplicação do agile sales. É fundamental que o cliente em potencial consiga enxergar valor na organização e no seu produto ou serviço.

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Definição de metas

A agilidade nas vendas é pautada em otimização e previsibilidade. Por sua vez, isso apenas é possível através de metas claras para o time comercial.

Por essa razão, torna-se essencial que a companhia defina objetivos a longo prazo e, com base nisso, divida esses números ao decorrer do período pré-estabelecido.

Essa possibilidade é promovida também pelas sprints, que permite a compactação das metas em tarefas visualizáveis e facilmente delegáveis. 

Um planejamento do tipo nas técnicas de prospecção de clientes possibilita que a empresa tenha uma carteira de consumidores sempre sadia. Além disso, garante uma constante geração de leads qualificados

Ferramentas adequadas

De acordo com um artigo publicado recentemente pela Forbes, a tecnologia é uma das principais responsáveis pelos resultados no ciclo de vendas

O material nos revela que 95% dos vendedores consideram a utilização de ferramentas nas técnicas de prospecção de clientes “importantes” ou “muito importantes”.

Como também, quando falamos a respeito do agile sales, a adoção de inovação é imprescindível. 

Por isso, para implementação dessa metodologia na sua empresa, é fundamental a adesão de plataformas que permitam otimizações em todos os processos comerciais, desde a captação de leads até o acompanhamento dos resultados.

Acompanhamento do time

Finalmente, o time precisa estar 100% preparado para essas mudanças. Por esse motivo, invista em treinamentos, independente da abordagem utilizada. 

Além disso, não deixe as conversas de feedbacks ou acompanhamento dos indicadores para trás, pois são fundamentais para entender os retornos.

Por sua vez, é importante também analisar as métricas da organização, como o ROI. Com isso o empreendedor possui mais informações para tomadas de decisões estratégicas.

Conte com a ASB Marketing

Combinar o agile sales em suas técnicas de prospecção de clientes pode ser um desafio, por isso, é essencial contar com uma empresa experiente no ramo e a ASB Marketing é a melhor opção.

Com inteligência de mercado e total conhecimento da área, a ASB Marketing encontra o seu cliente em potencial e o impacta com suas soluções. Por meio dessas estratégias, nutrimos o seu lead até que ele esteja pronto para negociar com a sua organização.

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