Tendências de marketing

O ano de 2022 está chegando ao fim e já é hora de preparar as tendências do marketing digital para 2023. Se preparar com antecedência é fundamental para o sucesso delas ao longo do ano, pois permite que você tenha tempo para analisar e executar cada uma das ações que estão no seu planejamento.

Os últimos anos foram marcados pela pandemia de Covid-19 e 2022 foi quando o mundo começou a voltar ao normal. As escolas voltaram a funcionar, trabalhos presenciais estavam de volta e os eventos também.

Esse cenário, apesar de apresentar muitas incertezas, trouxe diversos benefícios e investimentos no setor de marketing digital. De acordo com um levantamento realizado pela Gartner, com CMOs e líderes de marketing ao redor do mundo, o valor de receita gasto nessa área aumentou de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022.

Para 2023 poderemos ver uma continuidade nessa questão, mas quais serão as tendências do marketing digital? Fazer essa previsão não é tarefa fácil, mas separamos algumas das principais estratégias, tecnologias e ferramentas que serão muito utilizadas no ano que vem.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura até o final.

Leia também: Gestão de vendas: como calcular os resultados da sua área comercial B2B

5 tendências de marketing digital para 2023

1- Calendário de marketing

A primeira tendência para 2023 é a utilização de um calendário de marketing. Pode parecer algo simples, mas fazer o planejamento do seu ano inteiro logo no começo pode proporcionar diversos benefícios para a sua empresa.

Um bom calendário de marketing apresenta todas as datas sazonais e comerciais do ano e permitem que você selecione aquelas mais relevantes para o seu negócio e já comece a preparar as primeiras ações.

Um calendário de marketing garante que você não será pego de surpresa por datas importantes, além disso, você pode usar esse calendário como ferramenta para controlar suas postagens em redes sociais ou criação de conteúdo para o seu blog.

2- Conversational Marketing

Outra forte tendência para 2023 é o conversational marketing, essa estratégia tem por objetivo focar a atenção da equipe de marketing nas conversas com os usuários e clientes, ou seja, usar essas conversas em tempo real para fazer o usuário avançar para a próxima etapa do funil de vendas.

Essa estratégia será muito utilizada em 2023, já que pudemos observar um grande crescimento nos usuários de ferramentas de mensagem instantâneas em 2022. 

Por exemplo,  o WhatsApp que é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país, com 120 milhões de usuários. Uma pesquisa realizada pela RD Station revelou que, de 2021 para 2022, tivemos um aumento de 43% no número de sites usando o botão do WhatsApp, as conversões utilizando a ferramenta cresceram quase 70% e o fechamento de vendas aumentou em 40%.

3- Eventos híbridos

Como falamos na introdução, passamos por momentos de isolamento social nos últimos dois anos e os eventos presenciais começaram a voltar. Mas isso não significa que é o fim dos eventos digitais, muito pelo contrário.

Os webinars, lives e eventos que aconteceram de maneira online mostraram como a população tem interesse em participar desses eventos, mas, muitas vezes, não podem por limitações geográficas ou de tempo.

Por isso, uma grande tendência de marketing digital para 2023 são os eventos híbridos, que acontecerão de maneira presencial e online, permitindo que cada participante escolha qual a melhor maneira para ele participar.

4- Construção de comunidades

Outra tendência de marketing digital para 2023 é a construção e o desenvolvimento de um relacionamento com os seus clientes, criando uma comunidade em torno da sua marca. 

Essa é uma ótima estratégia já que, além de aproximar os usuários da sua marca, também cria uma comunidade forte e engajada que pode ajudar na construção de uma boa imagem para sua empresa.

Além disso, pode ser utilizado a estratégia de User-Generated Content, conteúdos criados pelos próprios usuários. Segundo pesquisa realizada pela Stackla, 79% dos usuários acreditam que esse tipo de conteúdo tem forte impacto na decisão de compra.

5- Gamificação

A gamificação é uma estratégia onde você oferece recompensas para tarefas e atividades, como se você estivesse em um jogo. Essa estratégia pode ser utilizada em diversos locais, o marketing, com certeza, é um deles.

Você pode criar uma experiência divertida com a qual o público realmente deseja se envolver utilizando elementos e design de jogos para atrair e reter clientes. 

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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