Tráfego orgânico x tráfego pago: qual estratégia gera mais visitas ao site? Skip to main content

Para conquistar bons resultados no marketing digital é fundamental conhecer e entender os recursos que a estratégia oferece, especialmente no âmbito do site corporativo. Uma das dúvidas de quem deseja aumentar as visitas abrange as diferenças entre o tráfego orgânico e o tráfego pago. Qual deles gera mais resultados para a empresa?

É importante dizer que ambas as estratégias trazem resultados efetivos, mas essa afirmação só é válida se houver estudo e análise constantes, principalmente das palavras-chave. É possível utilizar as duas ao mesmo tempo. Porém, tudo vai depender das necessidades e das condições do seu negócio.

Se você deseja entender melhor o que é tráfego orgânico e tráfego pago, além de saber como ambos podem aumentar as visitas e conversões de seu site, continue lendo este artigo!

 

O que é tráfego orgânico?

Sabe quando você digita algo na pesquisa do Google ou outro mecanismo de busca e os resultados são relacionados aos sites de várias empresas? Esse é o tráfego orgânico. Ou seja, tráfego orgânico é quando o cliente chega até o seu site sem que você tenha pago diretamente por isso. Não houve anúncio, mas sim um conteúdo criado e otimizado, que acabou aparecendo nos resultados da busca de uma ou mais pessoas.

O grande trunfo do tráfego orgânico é a produção de conteúdo e a escolha das palavras-chave que vão atrair o seu público, para que quando eles pesquisem determinado termo cheguem até você.

Porém, não adianta apenas atrair o consumidor para o seu site se você não entregar um conteúdo de qualidade e que resolva o problema dele. É aí que muitas empresas pecam e perdem a chance de fazer bons negócios.

Como gerar tráfego orgânico?

Para gerar tráfego orgânico é importante que a empresa estruture um planejamento de marketing digital antes de iniciar a produção de conteúdo, englobando a análise do cenário digital da empresa, concorrentes, estudo de palavras-chave com oportunidade de ranqueamento no Google, criação de personas estratégicas, plano editorial com pautas que exploram as necessidades das personas, materiais educativos relevantes (e-book, infográficos etc), nutrição de leads em todas as etapas de funil (principalmente no meio e fundo), principais KPIs de MKT digital, dentre outros.

Fazendo tudo isso e colocando a qualidade do conteúdo acima de tudo, os esforços serão alcançados e novos clientes chegaram ao seu site de maneira orgânica. Só é preciso ter em mente que o tráfego orgânico leva um certo tempo para fazer efeito. É preciso de tempo e volume de conteúdo relevante para que os resultados comecem a aparecer.

Para que o trabalho seja feito de maneira periódica e sem falhas, o ideal é criar uma área interna de marketing digital ou terceirizar este serviço para uma agência de marketing digital especializada, o que na maioria das vezes é mais viável.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é quando você precisa pagar para que os possíveis clientes encontrem o seu site e visite-o. Isso normalmente é feito por meio de anúncios, nos quais é possível definir título, descrição, links atrelados e as palavras-chave direcionados ao seu negócio, com o objetivo de atrair visitantes que buscarem por esses termos.

Como gerar tráfego pago?

As principais formas de gerar tráfego pago para seu site é pagando por anúncios no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads ou impulsionando publicações específicas das redes sociais. Os resultados do tráfego pago são mais rápidos, conforme sua empresa investe ($$$$$$), entretanto, nem sempre os leads que chegam são qualificados. É preciso montar anúncios com textos persuasivos e selecionar palavras-chave que realmente atraem prospects prontos para comprar.

A estratégia mais adequada vai depender do perfil do seu público e do segmento do seu negócio, então um bom planejamento é imprescindível para que o seu investimento traga excelentes resultados.

Como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa?

ASB Marketing é uma agência especializada em marketing digital, com experiência em criação e otimização de sites, criados com foco em conversão e marketing de conteúdo.

Acreditamos na força do tráfego orgânico atrelado ao planejamento. Por isso, todas as ações digitais que criamos seguem um plano estruturado, que é ajustado e testado periodicamente. No entanto, dependendo do segmento ou público (B2C funciona melhor), o tráfego pago também é uma opção. Temos clientes que utilizam ambas as estratégias com sucesso.

Como nem todo cliente está disposto a esperar o tempo que o marketing de conteúdo exige (de seis meses a um ano), criamos a solução Climber, que combina a produção de conteúdo e otimização do site com nutrição de leads que ainda não estão prontos para a compra (Farmer), com a prospecção ativa (Hunter). Todas as ações são testadas com frequência. Afinal, o mundo digital muda diariamente e ninguém é dono da verdade, não é mesmo?

Quer saber mais sobre a nossa solução Climber e implementar um marketing de conteúdo com otimização do tráfego orgânico / pago? Entre em contato conosco!

 

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