Como implantar a transformação digital em vendas B2B com o trabalho remoto? Skip to main content

A crise gerada pelo novo Coronavírus desencadeou uma série de desafios para as empresas, inclusive a necessidade de transformação digital em vendas B2B

Um dos principais motivos foi a adoção do trabalho remoto como medida para minimizar a proliferação da Covid-19 e proteger os funcionários. Com isso, as organizações foram obrigadas a se reinventarem e adequarem novas medidas para conseguirem manter toda a operação funcionando.

Na prática, a adaptação tecnológica pode ser definida como reestruturação dos fluxos internos com o objetivo de maximizar a eficiência do time e aumentar a produtividade por meio de uma cultura pautada na inovação

Entretanto, surgiu um novo obstáculo: viabilizar as atividades do time comercial. Afinal, como manter a captação de leads e as vendas B2B com o trabalho remoto? Quais as maneiras de impactar o cliente em potencial mesmo com a necessidade de distanciamento social?

Para respondermos esses questionamentos, precisamos compreender a importância da transformação digital no processo. Nesse sentido, elaboramos um conteúdo completo com todas as informações pertinentes para ajudar o seu negócio. Confira.

Veja mais: Como aumentar as vendas em tempos de crise? Veja 5 estratégias que empresas B2B podem adotar

Qual a importância de adequar a transformação digital no momento atual?

O momento atual não permite escapatória: é necessário inovar! Não é possível manter o time comercial funcionando por intermédio das estratégias antigas. 

Sem uma mudança significativa na operação, sua organização perderá espaço no mercado e não conseguirá corresponder às expectativas dos clientes.

De acordo com um artigo divulgado pela CIO, a transformação digital é, inclusive, o ponto-chave para que as companhias sobrevivam a crise do novo Coronavírus

Não apenas as empresas, mas também governos de todo o planeta estão se adequando a tecnologia como suporte ao combate à doença. Para se ter uma ideia, artigos destacaram as possibilidades inovadoras da Estônia e Singapura como uma das bases do sucesso no enfrentamento da pandemia.

Além disso, a implementação ágil e efetiva da transformação digital em vendas B2B permite que as companhias estejam presentes nas plataformas onlines e mantenham o contato com os consumidores, visto que o Google processa mais de 5 bilhões de buscas por dia, de acordo com o Internet Live Stats.

Como implementar a transformação digital em vendas B2B?

O primeiro passo para acelerar a transformação digital em vendas B2B é adotar ferramentas que viabilizem a gestão comercial e o trabalho remoto. Conforme dados da Capterra, 43% das PMEs tiveram que aderir a novas tecnologias para o home office.

Para isso, é preciso obter sistemas que permitam o acompanhamento dos vendedores (como gerenciamento de tarefas) e a comunicação com o time (aplicativos para calls e videoconferências). 

Outrossim é a adequação de tecnologias específicas para acompanhamento do prospect e a conexão da empresa com o cliente de maneira inteligente e otimizada, como Big Data, Automação, Inteligência Artificial e chatbots.

Veja também: Prospecção ativa: como continuar a vender em tempos de crise

Essas estratégias possibilitam melhorias na experiência do consumidor em potencial com uma organização, estreitando o relacionamento e influenciando as tomadas de decisões no momento da compra.

Por fim, uma transformação digital em vendas B2B não pode ser aplicada sem um planejamento tático. Para tal, é fundamental estabelecer metas e acompanhar com afinco todos os indicadores. 

Entretanto, é preciso adequar as métricas que façam mais sentido para a realidade da sua empresa e o momento atual, como o no show (que diz respeito a taxa de cancelamento de reuniões agendadas). 

Uma maneira bastante eficiente de implementar a avaliação do time comercial é por meio da análise preditiva, que fortalece um gerenciamento baseado puramente em dados e informações atualizadas.

Saiba mais: Processo de vendas: como gerenciar uma equipe comercial remota

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Depois que o lead está pronto para negociar com a sua empresa, entregamos o contato ao seu time comercial fechar a venda. 

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