UTM

Você sabe o que é UTM? Essa sigla significa Urchin Tracking Module e é um recurso muito útil e utilizado para rastrear o tráfego de um site, campanha de marketing, postagem em redes sociais, etc.

 

O tráfego é uma métrica extremamente importante para quem investe em marketing de atração e marketing de conteúdo. Afinal, ele mede a quantidade de usuários que estão acessando seu site em um determinado período de tempo.

 

Por isso, para ter os dados corretos e em tempo real, realizar a utilização do UTM pode ser uma ótima opção, além de diversos outros benefícios que esse recurso pode proporcionar para a sua empresa.

 

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o UTM , quais suas vantagens e onde ele pode ser utilizado. Continue a leitura até o final para saber mais.

 

Confira: Como identificar leads qualificados?

 

O que é UTM?

UTM (Urchin Tracking Module) é uma forma de rastrear o tráfego de um site ou campanha de marketing digital por meio de parâmetros adicionados à URL. Os parâmetros UTM fornecem informações adicionais sobre a origem do tráfego, como a fonte, o meio, a campanha, o termo de pesquisa e o conteúdo específico que levou o usuário a clicar no link.

 

Os parâmetros UTM são adicionados à URL após o sinal de interrogação e são separados por um “&”. Aqui está um exemplo de URL com parâmetros UTM:

 

https://exemplo.com.br/campanha-de-vendas/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=campanha-de-vendas-outono&utm_content=banner1

 

Neste exemplo, os parâmetros UTM indicam que o tráfego veio do Facebook, por meio de um post social, na campanha de vendas de outono e que o usuário clicou no banner 1.

 

A utilização de parâmetros UTM permite que os profissionais de marketing digital rastreiem a eficácia de diferentes campanhas, canais de marketing e até mesmo de diferentes anúncios em um mesmo canal. Além disso, a análise desses dados pode ajudar a identificar áreas que precisam ser melhoradas e a aprimorar a estratégia de marketing digital.

 

Leia também: Entenda de uma vez as etapas do Inbound Marketing

 

Qual a importância do UTM para sua empresa?

Como falamos anteriormente, os parâmetros UTM são de extrema importância para realizar o monitoramento das suas campanhas de marketing. Porém, isso pode impactar outras áreas de forma positiva. Confira alguns dos principais benefícios que essa prática oferece.

Identificar a eficácia da campanha de marketing

Os parâmetros UTM permitem que os profissionais de marketing rastreiem a origem do tráfego e, assim, saibam quais canais de marketing estão gerando mais tráfego. Isso permite que eles possam identificar a eficácia da campanha e alocar seus recursos de forma mais eficiente.

Acompanhar o desempenho de diferentes anúncios

A utilização de parâmetros UTM também permite que os profissionais de marketing rastreiem o desempenho de diferentes anúncios dentro de um mesmo canal de marketing. Isso ajuda a identificar quais anúncios estão gerando mais tráfego e, consequentemente, quais podem ser otimizados ou descartados.

Entender melhor o público-alvo

A análise dos dados de tráfego rastreados pelos parâmetros UTM também ajuda a entender melhor o público-alvo. Isso porque esses dados fornecem informações sobre a origem do tráfego, o comportamento do usuário e o tipo de conteúdo que atrai mais tráfego.

Tomar decisões baseadas em dados

O uso de parâmetros UTM permite que os profissionais de marketing tomem decisões baseadas em dados concretos, em vez de suposições e achismos. Isso pode ajudar a evitar erros e maximizar o retorno sobre o investimento em marketing digital.

 

Onde usar?

O UTM pode ser utilizado em diversos canais de marketing para monitorar seus resultados, a seguir, você verá algumas ideias de onde adicionar esse parâmetro para encontrar as informações mais relevantes para suas ações.

 

Campanhas de e-mail marketing

Ao adicionar parâmetros UTM aos links dos seus e-mails, é possível rastrear o tráfego que esses links geram em seu site. Isso permite que você saiba qual campanha de e-mail marketing está gerando mais tráfego e conversões.

 

Anúncios pagos

Além disso, é possível adicionar parâmetros UTM aos links dos seus anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outras. Dessa forma, você pode rastrear o desempenho de cada anúncio e ajustar sua estratégia de marketing em tempo real.

 

Redes sociais

Adicionar parâmetros UTM aos links compartilhados nas redes sociais permite que você rastreie o tráfego gerado por cada postagem e identifique quais redes sociais estão gerando mais tráfego e conversões.

 

Landing pages

Ao criar landing pages específicas para suas campanhas de marketing, é possível adicionar parâmetros UTM aos links.

 

Saiba mais: 7 Passos para entender como gerenciar demanda

 

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