Blog
vendas B2B

Como retomar as negociações em janeiro e gerar vendas B2B?

29/12/2020 | Por Aquiles Casabona

Em períodos de fim de ano e datas festivas, as vendas B2B são gravemente afetadas. Na prática, é comum que as empresas pausem as operações nesses feriados ou conceda férias coletivas aos seus funcionários. 

Por sua vez, esse período de inatividade causa quedas no número de negociações, assim como na geração de novos leads e tentativas de contatos por parte do time comercial. 

Para minimizar esses impactos, é de suma importância que as empresas tenham um planejamento comercial robusto e comecem desde dezembro a preparação da operação para janeiro.

Mas, afinal, como retomar as negociações no começo do ano e gerar vendas B2B? É possível, realmente, fechar negociações em janeiro? Para responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Leia também: Estratégias de marketing e vendas para o fim do ano: veja como aumentar leads qualificados

Como retomar as negociações em janeiro e gerar vendas B2B?

Dentre as principais iniciativas que vão te ajudar a retomar as negociações em janeiro de maneira sustentável e com retornos expressivos, podemos citar:

Agende uma reunião com o time e alinhe a retomada

O primeiro passo é alinhar com a equipe de marketing e vendas as expectativas para o mês de dezembro e a retomada. Combine como serão as folgas ou pausas, assim como processos que deverão ser finalizados até esse período e fluxos que continuarão rodando.

Outro ponto fundamental a ser explorado nessa reunião é a respeito das ações implementadas durante o ano, os resultados gerados e quais dessas estratégias causaram gargalos na operação.

Entender esses aspectos dá ao gestor ferramentas para analisar o ano por inteiro e identificar com mais clareza quais foram os erros, acertos e impactos da equipe. 

Já construa materiais antecipadamente

Com as informações levantadas, é momento de começar um planejamento de marketing e vendas. Sabemos que em períodos normais, sem datas festivas, as vendas B2B já são bastante desafiadoras para os gestores.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Foundcoo, 26% dos entrevistados possuem dificuldades em manter reuniões consistentes com potenciais clientes, 26% têm problemas em manter o diferencial competitivo e 22% em agregar valor na interação com os consumidores.

Diante disso, um planejamento prévio ajuda a minimizar esses gargalos e propor um plano comercial muito mais robusto, completo e eficiente.

Com isso, já deixe materiais preparados antecipadamente, como cadências de e-mails, posts para blogs e redes sociais. 

Dessa forma, você já possui conteúdos prontos para iniciar os trabalhos assim que retornar do período de recesso, já engajando os leads que ficaram parados durante as festas.

Outra possibilidade também de demonstrar a preocupação do seu negócio com os parceiros e o público é construir materiais temáticos e agendá-los para as datas festivas, como posts de redes sociais.

Desse modo, mesmo em um momento de inatividade, a sua empresa vai continuar nutrindo os prospects e gerando engajamento. 

No entanto, cuidado com as cadências ou e-mail marketing, pois podem ser disparadas em alguma data que não haverá ninguém na empresa para responder às solicitações do público.

Leia mais: SPIN Selling: como essa metodologia acelera as vendas?

Não deixe o topo do funil de vendas de lado em janeiro

Um erro muito comum dos gestores de vendas quando retomam a operação em janeiro é focar apenas nos leads do meio e fundo de funil, no entanto, acabam esquecendo de gerar novos contatos para o topo.

Nesse sentido, é fundamental planejar já o topo do funil de vendas, construindo listas previamente para otimizar esses primeiros dias do mês. 

Com isso, você consegue construir listas mais completas, com leads aderentes ao perfil do seu cliente ideal e mais preparados para receberem a sua abordagem. 

Mantenha seu CRM atualizado

Elencando o tópico anterior, o CRM (Controle de Relacionamento com o Cliente, do termo em inglês Customer relationship management) é uma ferramenta que auxilia na gestão da interação de uma empresa com seus consumidores atuais ou potenciais. 

Possuir um bom sistema e mantê-lo atualizado, te ajuda a identificar com mais exatidão a fase de cada lead pelo pipeline e se há algum contato no fundo do funil, que chegou no momento de decisão de compra.

Nesse cenário, é bastante relevante revisar o CRM e entrar em contato com esses leads, pois eles possuem mais facilidade de fechar com sua organização ainda no começo do ano, acelerando seus resultados de vendas. 

Conte com um parceiro especializado em marketing e vendas

Por fim, uma maneira de começar o ano com o “pé direito” é contando com um parceiro especializado em marketing e vendas.

Na prática, uma empresa do setor já possui toda a experiência que você precisa para colocar um planejamento eficiente, robusto e completo em pauta, de modo a gerar rápidos resultados para o seu negócio. 

Veja mais: Como prospectar clientes para empresas do setor de tecnologia? Veja 7 passos infalíveis

Qual é a importância de planejar o mês de janeiro com antecedência?

Planejar o mês de janeiro com antecedência pode proporcionar uma série de benefícios para as organizações, como:

  • Melhor desempenho do time em dezembro, com iniciativas mais focadas;
  • Estabelecimento de metas realistas e objetivas;
  • Relacionamento aprimorado com os leads;
  • Adequação às necessidades do público com mais facilidade;
  • Otimização dos processos de vendas;
  • Alcance de melhores resultados comerciais;
  • Redução do ciclo de vendas B2B e transparência nos processos internos. 

Você pode se interessar: Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”?

Conheça a ASB Marketing!

A ASB Marketing é uma agência especializada em soluções de Marketing e Vendas B2B  que fornece aos seus parceiros serviços inovadores, como a Prospecção Ativa. 

De modo geral, encontramos o seu cliente em potencial por meio de Big Data e o qualificamos através de Inteligência Comercial (IC). Com isso, nutrimos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.

Quando esse contato chega na fase de decisão de compra, apenas o repassamos ao seu time comercial para fechar a venda. Desse modo, garantimos ganhos com previsibilidade, redução de custos, transformação digital e otimização do processo de vendas B2B.

Além disso, fornecemos serviços de Marketing de Atração (Inbound Marketing), Desenvolvimento de sites e Consultoria de pré-vendas. Com isso, conseguimos potencializar seus resultados comerciais e apoiar a expansão da sua empresa.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com um de nossos representantes!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.