vendas outbound

As estratégias de vendas outbound têm um objetivo claro: captar clientes por meio da prospecção ativa. Embora muitos acreditem que essas estratégias perderam sua eficácia, elas ainda podem gerar excelentes resultados, desde que sejam aplicadas corretamente. Especialmente no cenário B2B, onde empresas oferecem soluções para outras empresas, o outbound se destaca, proporcionando resultados mais imediatos. 

No entanto, o ciclo de vendas B2B naturalmente é mais longo, e depender exclusivamente das estratégias inbound pode atrasar ainda mais o processo. Portanto, a combinação de ambas as estratégias, inbound e outbound, é fundamental para alcançar o sucesso. Se você ainda não começou a explorar as estratégias de vendas inbound, aqui estão 13 dicas valiosas para impulsionar suas estratégias de vendas outbound: 

13 dicas de vendas outbound para usar na sua empresa 

  1. Fale com Confiança

Um uma cold call, a chave é falar com confiança, em vez de se adaptar ao ritmo do cliente. Estudos realizados pela Gong mostram que os melhores vendedores fazem com que os clientes espelhem sua comunicação nos primeiros minutos da ligação. De acordo com a pesquisa, nos primeiros 3 minutos. 

  1. Timing Perfeito para Falar de Preços

Discutir preços no momento certo é essencial. Em uma estratégia de vendas outbound, primeiro estabeleça o valor de sua solução antes de entrar no tópico de preço. O mesmo estudo, realizado pela Gong, indicou que abordar o preço no terceiro quarto da conversa, entre o 38º e 46º minuto, é o momento ideal. 

  1. Agende os Próximos Passos

Se você deseja aumentar as conversões em vendas outbound, é crucial deixar claro quais serão os próximos passos. Vendedores de alto desempenho gastam 7,5% do tempo da ligação definindo esses passos. 

  1. Pratique a Escuta Ativa

Vendedores bem-sucedidos falam apenas 46% do tempo em uma chamada, enquanto vendedores medianos e de baixo desempenho falam muito mais. A escuta ativa é uma estratégia poderosa nas vendas outbound. 

  1. Mantenha a Conversa Natural

Qualificar potenciais clientes é importante, mas não deixe a conversa se tornar um interrogatório. Faça um número específico de perguntas (entre 11 e 14) para melhorar as taxas de conversão. 

  1. Aprofunde-se nos Problemas

Descobrir e abordar os problemas do comprador durante a conversa pode aumentar significativamente suas taxas de sucesso em vendas. 

  1. Fale Sobre a Concorrência Desde o Início

Perguntar ao cliente sobre outras soluções em consideração pode aumentar suas chances de fechar negócios em cerca de 32%. Isso também permite que o cliente se concentre nos benefícios de sua solução. 

  1. Cold Mail – Atenção à Linha de Assunto

Uma linha de assunto cativante é essencial, pois 33% das pessoas abrem e-mails com base nisso. Personalize o assunto com o nome do prospect para aumentar a taxa de abertura em 50%. 

Leia também: Conquiste Novos Clientes: Estratégias Avançadas de Marketing nas Redes Sociais para Expandir sua Base de Clientes 

  1. Atenção ao Conteúdo do Cold Mail

O conteúdo do e-mail precisa ser atraente e convincente. Use gatilhos mentais, mantenha a leitura simples e faça perguntas para melhorar as taxas de resposta. 

  1. Garanta uma Estrutura Responsiva para E-mails

Certifique-se de que seus e-mails sejam responsivos, pois a maioria deles é aberta em dispositivos móveis (62%). 

  1. Vendas nas Redes Sociais

As redes sociais também são um canal para estratégias de vendas outbound. Use o Facebook, LinkedIn, Instagram, WhatsApp e até o YouTube para vender seus produtos ou serviços. 

  1. Venda Através do WhatsApp

Utilize o WhatsApp em sua estratégia de vendas outbound, seguindo uma estrutura que inclui uma apresentação pessoal, explicação de como chegou ao contato e descoberta da intenção do cliente. 

  1. Faça Social Selling

No Instagram, LinkedIn e Facebook, crie catálogos virtuais, anúncios e formulários para capturar dados de possíveis compradores. Personalize sua abordagem de acordo com o canal e público-alvo. 

Lembre-se de que as estratégias de vendas outbound podem ser altamente eficazes se aplicadas com cuidado e estratégia. Ao combinar essas técnicas, você pode aumentar suas taxas de conversão e alcançar melhores resultados em suas vendas. 

Saiba mais: O papel da nutrição de leads na conversão de vendas 

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.  

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas. 

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing. 

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.  

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo. 

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